22 de mar. de 2011

Caminhar ficou perigoso sem lombadas




Dos 42 atropelamentos desde dezembro, 22 ocorreram após início das aulas
BLUMENAU - Desde que as 52 lombadas eletrônicas espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade foram retiradas, em dezembro, andar a pé ficou mais perigoso. O número geral de acidentes se manteve estável, mas os atropelamentos aumentaram. Desde dezembro de 2010, 42 pedestres foram atingidos por veículos, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, quando as aulas começaram, a situação piorou quando comparada aos meses de férias: foram 22 pedestres atingidos por veículos. A Rua Amazonas é a mais perigosa, com oito acidentes do tipo entre dezembro e fevereiro os números parciais de março não foram divulgados pelo Seterb.

A aposentada Maria dos Santos é uma das vítimas. Quarta-feira, às 16h20min, estava na Rua das Missões, indo pedir autorização de uma cirurgia para a filha na Unimed, quando um carro a atingiu sobre a faixa de pedestres, a poucos metros do lugar onde, até dezembro, havia um controlador de velocidade. Maria fraturou a bacia, a pélvis e o fêmur esquerdo. Ficou internada até ontem à tarde.

– Foi muito rápido, não sei de onde apareceu aquele carro. Só senti a pancada e desmaiei. Lembro que ouvia o moço que dirigia o carro dizer que não tinha me visto – conta, segurando um terço azul na mão esquerda.

Alta velocidade e imprudência de pedestres provocam acidentes

Parte da violência no trânsito é provocada pelo excesso de velocidade dos motoristas. Teste feito pelo Santa mês passado em três vias onde as lombadas eletrônicas foram retiradas apontou que 80% dos motoristas trafegavam acima dos 50 km/h antes permitidos.

– Quando o motorista sabe que naquela via tem uma lombada eletrônica, diminui a velocidade. Agora, como sabe que não vai ser multado, desrespeita a velocidade máxima permitida na via. Se vivêssemos em uma sociedade onde todos respeitassem as regras de trânsito, os redutores seriam desnecessários – opina o gerente da Escola Pública de Trânsito, Délcio Dallagnolo.

– O objetivo da lombada eletrônica, quando colocada em lugar adequado, é orientar e educar o motorista quanto à necessidade de andar mais devagar. Quando são retiradas e a velocidade aumenta, é uma prova que ela não cumpriu seu objetivo. Ela não pode ser vista como uma fábrica de fazer multas – acrescenta Irene Rios da Silva, especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito.

Os especialistas salientam também que os pedestres deveriam ser mais prudentes. Dallagnolo observa que muitos ainda acham que, por estarem na faixa de segurança, podem atravessar a rua a qualquer momento. Entretanto, nem sempre isso é possível que o carro pare imediatamente ao ver um pedestre com intenção de atravessar a rua. Às vezes, a distância entre o veículo e o pedestre é pequena ou há outro veículo vindo atrás, o que pode provocar acidente.

– A principal regra para os pedestres é ver e ser visto. De nada adianta ele ver o carro se o motorista não perceber que ele está ali para atravessar – salienta Irene.

priscila.sell@santa.com.br
PRISCILA SELL
 
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  •  Para atravessar a rua, vá até a faixa de pedestres ou opte por passarelas, túneis ou semáforos.
  • Antes de atravessar, certifique-se que o motorista o viu e parou o carro. Os condutores podem ajudar fazendo um sinal com a mão, ligando o pisca alerta ou dando sinal de luz.
  •  Olhe para os dois lados e atravesse em linha reta. Mantenha um ritmo constante.
  • Mesmo atravessando na faixa, fique atento aos carros.
  • Crianças pequenas devem cruzar a pista acompanhadas de um adulto. E devem ser orientadas corretamente.
  •  Mesmo se houver fila de carros parados, não atravesse fora da faixa. Você pode ser atingido por motociclistas que cortam caminho pelo meio dos congestionamentos.
Fontes: gerente da Escola Pública de Trânsito, Délcio Dallagnolo; especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito Irene Rios da Silva; Detran.

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