Educação Continuada para o Trânsito
JUSTIFICATIVA:
Corremos risco de morte por falta de conhecimento em Língua Portuguesa, matemática, história, geografia ou outras disciplinas do currículo?
JUSTIFICATIVA:
Corremos risco de morte por falta de conhecimento em Língua Portuguesa, matemática, história, geografia ou outras disciplinas do currículo?
Por falta do conhecimento e da prática das regras de segurança e das boas condutas no trânsito, inúmeras pessoas estão perdendo a vida ou ficando gravemente feridas, diariamente.
A Escola não pode calar-se frente à calamidade do trânsito.
É necessário que os educadores reflitam sobre a importância da Educação para o Trânsito já na infância, inserindo-a em seu projeto educativo. Para isso o professor não precisa parar sua aula, é possível trabalhar o tema trânsito de maneira transversal.
Nos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais o trânsito não aparece como tema transversal, porém pode ser inserido como tema local, tendo fortes ligações com os temas transversais: saúde, meio-ambiente e ética.
A maior parte da violência no trânsito tem acontecido não por falta de conhecimento das leis e da sinalização, mas sim por falta de ética. É imprescindível a construção e o resgate de valores. Quando construímos valores nas crianças, quando resgatamos valores nos jovens, estamos educando para a vida e para o trânsito. Os valores construídos na infância serão usados também na vida adulta em qualquer situação, inclusive no trânsito.
Conforme as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito (portaria 147/2009 do Denatran), a educação para o trânsito deve ser baseada em valores e permanente. É importante, no entanto, despertar o interesse dos alunos para os conteúdos, usando a linguagem e os recursos educativos adequados, provocando a reflexão, a aprendizagem e a construção de atitudes corretas na vida e consequentemente no trânsito.
O professor é o agente principal nesse processo, é o formador de opinião e o transformador de atitude.
OBJETIVO
Proporcionar ferramentas aos professores a fim de sensibilizá-los sobre a necessidade e possibilidade de adoção de medidas preventivas, junto aos alunos, principalmente no tocante à mudança de atitude, e com isso, contribuir para a segurança e paz no trânsito.
Objetivos Específicos
- Demonstrar o valor da formação de equipes de professores para treinamento e propagação de atitudes corretas no trânsito;
- Reconhecer que a ética e a cidadania devem nortear qualquer ação educativa de trânsito; - Proporcionar a reflexão sobre a importância de um trabalho contínuo de educação para o trânsito nas escolas e fornecer ferramentas que facilitem está tarefa.
- Promover a oportunidade dos professores do ensino fundamental exercitar a transversalidade com o tema trânsito, pelo menos uma vez por semana.
- Difundir os temas e conteúdos específicos da Educação para o Trânsito nas disciplinas da grade curricular das escolas.
- Estimular a criação e aplicação de atividades, usando diversos recursos educativos, envolvendo a Educação para o Trânsito.
- Capacitar professores para a metodologia adotada, através de palestras e orientações individuais, tornando-os multiplicadores.
- Distribuir material educativo de trânsito, adequando à idade dos alunos.
- Envolver professores, alunos, familiares e outras pessoas da comunidade no levantamento de suas necessidades e na resolução de seus problemas;
- Acompanhar, avaliar e orientar quinzenalmente o trabalho dos professores com o tema trânsito.
Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental.
Período de Aplicação: 8 meses.
PLANO DE AÇÕES
1. Capacitação de Professores
Métodos e técnicas de educação para o trânsito nas escolas
Conteúdos
- Conseqüências e causas da violência no trânsito;
- Prevenção da violência no trânsito;
- Educação de crianças e adolescentes para o trânsito.
- Aplicação das diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito (portaria 147 do Denatran) - Educação para o Trânsito baseada em valores;
- O trânsito como tema transversal nas escolas;
- Educação para o trânsito baseada em valoes.
Palestra, oficina, seminário ou curso.
Carga horária: 02 a 20 horas/aula
2. Encontros quinzenais com os professores que irão participar do projeto.
· Usar os horários em que os alunos estejam em aula de educação física ou artes para esses encontros.
· Planejar com os professores as disciplinas e os conteúdos que serão trabalhados junto com o tema trânsito.
. Disponibilizar aos alunos materiais didáticos, conforme sugestão e seleção no item “3”.
· Oferecer aos professores planos de aula e sugestões de atividades relacionadas aos materiais didáticos selecionados no item “3”.
· Desenvolver junto com os educadores, atividades transversais de trânsito, envolvendo diversos conteúdos curriculares, usando diversos recursos educativos;
· Acompanhar, orientar e avaliar o trabalho de Educação para o Trânsito, desenvolvido pelos professores.
3. Materiais didáticos sugeridos:
1º e 2º ano do Ensino Fundamental
TRANSITANDO COM SEGURANÇA PARA COLORIR: livro com 04 narrativas ilustradas com imagens para colorir.
3º e 4º ano do ensino Fundamental
TRANSITANDO COM SEGURANÇA: livro com 04 narrativas e letras de 15 paródias educativas. Acompanha CD com a gravação das paródias para os professores.
5º ano do Ensino Fundamental
QUEM? EU? EU NÃO! E outras crônicas de trânsito: Livro com 26 crônicas.
6º ao 9º ano do Ensino fundamental
- Prevenção da violência no trânsito;
- Educação de crianças e adolescentes para o trânsito.
- Aplicação das diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito (portaria 147 do Denatran) - Educação para o Trânsito baseada em valores;
- O trânsito como tema transversal nas escolas;
- Educação para o trânsito baseada em valoes.
Palestra, oficina, seminário ou curso.
Carga horária: 02 a 20 horas/aula
2. Encontros quinzenais com os professores que irão participar do projeto.
· Usar os horários em que os alunos estejam em aula de educação física ou artes para esses encontros.
· Planejar com os professores as disciplinas e os conteúdos que serão trabalhados junto com o tema trânsito.
. Disponibilizar aos alunos materiais didáticos, conforme sugestão e seleção no item “3”.
· Oferecer aos professores planos de aula e sugestões de atividades relacionadas aos materiais didáticos selecionados no item “3”.
· Desenvolver junto com os educadores, atividades transversais de trânsito, envolvendo diversos conteúdos curriculares, usando diversos recursos educativos;
· Acompanhar, orientar e avaliar o trabalho de Educação para o Trânsito, desenvolvido pelos professores.
3. Materiais didáticos sugeridos:
1º e 2º ano do Ensino Fundamental
TRANSITANDO COM SEGURANÇA PARA COLORIR: livro com 04 narrativas ilustradas com imagens para colorir.
3º e 4º ano do ensino Fundamental
TRANSITANDO COM SEGURANÇA: livro com 04 narrativas e letras de 15 paródias educativas. Acompanha CD com a gravação das paródias para os professores.
5º ano do Ensino Fundamental
QUEM? EU? EU NÃO! E outras crônicas de trânsito: Livro com 26 crônicas.
6º ao 9º ano do Ensino fundamental
Gincana de Trânsito Tarefas, envolvendo atividades culturais, relacionadas ao trânsito e à prática de valores positivos.
Irene Rios da Silva
Consultora: Especialista em Meio Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Escritora, palestrante e Consultora na área de Educação para o Trânsito; Professora universitária de Educação para o Trânsito e de Campanhas Educativas de Trânsito; Consultora de Educação para o Trânsito no município de São José – SC; Coordenadora do projeto “Educação Continuada de Trânsito”, no município de Palhoça - SC; Com 23 anos de experiência em educação, sendo sete em Educação para o Trânsito; Autora dos livros: ”TRANSITANDO COM SEGURANÇA: Educação para o Trânsito”; “QUEM? EU? EU NÃO! E outras crônicas de trânsito e "MANUAL PARA MOTORISTA com agenda".
Currículo Lattes:
Irene Rios da Silva
Consultora: Especialista em Meio Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Escritora, palestrante e Consultora na área de Educação para o Trânsito; Professora universitária de Educação para o Trânsito e de Campanhas Educativas de Trânsito; Consultora de Educação para o Trânsito no município de São José – SC; Coordenadora do projeto “Educação Continuada de Trânsito”, no município de Palhoça - SC; Com 23 anos de experiência em educação, sendo sete em Educação para o Trânsito; Autora dos livros: ”TRANSITANDO COM SEGURANÇA: Educação para o Trânsito”; “QUEM? EU? EU NÃO! E outras crônicas de trânsito e "MANUAL PARA MOTORISTA com agenda".
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4798028U4
EDUTRANEC – Educação para o Trânsito e Eventos Culturais Treinamentos e materiais de Educação para o Trânsito Treinamentos: palestras, cursos, oficinas... Materiais didáticos: livros, apostilas personalizadas, folder, panfletos... Eventos: concursos, seminários, feiras...
Detalhes dos projetos em: Educando para o Trânsito em 2010.
Fone: (48) 3246-8038 (48) 9944-9448
EDUTRANEC – Educação para o Trânsito e Eventos Culturais Treinamentos e materiais de Educação para o Trânsito Treinamentos: palestras, cursos, oficinas... Materiais didáticos: livros, apostilas personalizadas, folder, panfletos... Eventos: concursos, seminários, feiras...
Detalhes dos projetos em: Educando para o Trânsito em 2010.
Fone: (48) 3246-8038 (48) 9944-9448
Seu blog é muito bom e ajuda muitas pessoas... Sei que muitos pensam como eu e voce sabe. Mas estou deixando este comentario pq sei que é um pequeno incentivo para que voce continue a postar e ajudar mts pessoas, concientizando-as
ResponderExcluirAgradeço o comentário e o incentivo.
ResponderExcluirAcho maravilhoso que outras pessoas como eu, também demonstrem essa preocupação com o nosso trânsito, com as nossas crianças, enfim, com os cidadãos brasileiros.
ResponderExcluirSou Gilmara Pereira Branquinho, agente de trânsito,Educadora e instrutora de CFC aqui em João Pessoa-PB.
Parabéns pelo seu trabalho e pretendo participar desse desafio junto com vocês...
adorei essa parodia nota 10000000000000 para vcs!
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
ResponderExcluirPENSO QUE PODERIA SER IMPLANTADO TRÂNSITO COMO MATÉRIA,COM CONTEÚDOS RELACIONADOS A CADA IDADE,E NÃO COMO TEMA TRANSVERSAL.
WOF_1000@HOTMAIL.COM.
A Associação de motociclistas Portuários do Asfalto Carapebus RJ,entidade privada sem fins lucrativos,vem por meio deste buscar parceria com o setor privado para implantação de nosso projeto de conscientização e de educação de crianças e adolescentes para o transito.
ResponderExcluirPrecisamos de materiais para peças teatrais,além de vídeos,gráficos e conteúdos a serem usados em palestras.A Associação recém criada e registradas no CNPJ é constituída por profissionais de transito,tais como: Motoristas carreteiros, operadores de Guindastes,técnicos de segurança e etc... Nossa maior dificuldade é ter como única fonte de renda a pequena contribuição de seus poucos integrantes.
Diante da grandeza do projeto, esperamos poder contar com vossa ajuda para reduzir as estatísticas alarmantes de acidentes de transito.
Sebastião Ferreira da Silva - Presidente do Portuários do Asfalto Moto Grupo.
Sem mais.