27 de novembro de 2009
Cerca de um quarto das emissões de carbono vem dos deslocamentos pessoais. Os veículos motorizados são os principais responsáveis pela emissão de poluentes nos centros urbanos e o uso da bicicleta é um exemplo de alternativa este problema.
O Brasil é o terceiro produtor mundial de bicicletas e o quinto maior mercado consumidor. Você sabia que já temos mais bicicletas que automóveis? A frota estimada de bicicletas é de 60 milhões e a de automóveis, 50 milhões.
Deslocamentos por bicicleta representam quase 6% do total de viagens e é bom salientar que as viagens urbanas de bicicleta já ultrapassam as viagens com o uso do táxi. Qualquer percurso de menos de 3 km é ideal para fazer de bike.
Infraestrutura
É "eventualmente" perigoso, mas não é "necessariamente" perigoso andar de bicicleta no trânsito. É preciso que os responsáveis pela mobilidade nas cidades compreendam quais são as necessidades da bicicleta e o que deve ser feito para garantir a convivência da bicicleta com outros veículos.
Infraestrutura
É "eventualmente" perigoso, mas não é "necessariamente" perigoso andar de bicicleta no trânsito. É preciso que os responsáveis pela mobilidade nas cidades compreendam quais são as necessidades da bicicleta e o que deve ser feito para garantir a convivência da bicicleta com outros veículos.
Um aspecto importante a ser enfrentado na criação de espaços exclusivos para as bikes nas cidades é a resistência dos comerciantes à implantação de uma ciclovia em frente aos seus estabelecimentos, achando que esse tipo de equipamento vai tirar seus clientes, quando, na realidade, estudos feitos no exterior mostram que é oposto: com a ciclovia, o ciclista visita mais a loja.
É de fundamental importância também que sejam criadas campanhas educacionais dirigidas aos condutores de veículos no sentido de que eles passem a observar e respeitar a bicicleta na divisão dos espaços das vias públicas.
Benefícios gerados pelo uso da bike
- Melhora a sua saúde gerando benefícios com o exercício físico e o fortalecimento muscular ao mesmo tempo em que diminuem o risco de enfartes;
- Diminui o nível de estresse;
- Custa pouco e a manutenção é barata. Não se gasta nada com combustível, seguro, emplacamento, IPVA, estacionamento, revisão periódica.
- Rapidez. Os constantes congestionamentos fizeram da bicicleta uma excelente alternativa nas cidades;
- Praticidade para estacionar. Uma boa tranca e um poste já basta para estacionar uma bicicleta.
- Não polui e não emite ruído;
- O risco de acidentes é menor que o das motos.
Pedale com confiança
- Fique atento para sempre ser visto pelos demais condutores;
- Use cores claras; - Tenha Cuidado com os pedestres;
- Posicione-se corretamente a 1 m do meio fio e dos carros;
- Espere sempre o inesperado;
- Cuidado extra nos cruzamentos, pois é ai que acontecem os acidentes em sua maioria;
- Mantenha a calma e seja educado;
- Mantenha os olhos e ouvidos em alerta para perceber o perigo rapidamente; Com um pouco de treinamento e capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente. Se você não está pronto para ser um ciclista em tempo integral, comece a substituir alguns de seus percursos por um passeio sobre duas rodas. Não pedale só na academia.
Benefícios gerados pelo uso da bike
- Melhora a sua saúde gerando benefícios com o exercício físico e o fortalecimento muscular ao mesmo tempo em que diminuem o risco de enfartes;
- Diminui o nível de estresse;
- Custa pouco e a manutenção é barata. Não se gasta nada com combustível, seguro, emplacamento, IPVA, estacionamento, revisão periódica.
- Rapidez. Os constantes congestionamentos fizeram da bicicleta uma excelente alternativa nas cidades;
- Praticidade para estacionar. Uma boa tranca e um poste já basta para estacionar uma bicicleta.
- Não polui e não emite ruído;
- O risco de acidentes é menor que o das motos.
Pedale com confiança
- Fique atento para sempre ser visto pelos demais condutores;
- Use cores claras; - Tenha Cuidado com os pedestres;
- Posicione-se corretamente a 1 m do meio fio e dos carros;
- Espere sempre o inesperado;
- Cuidado extra nos cruzamentos, pois é ai que acontecem os acidentes em sua maioria;
- Mantenha a calma e seja educado;
- Mantenha os olhos e ouvidos em alerta para perceber o perigo rapidamente; Com um pouco de treinamento e capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente. Se você não está pronto para ser um ciclista em tempo integral, comece a substituir alguns de seus percursos por um passeio sobre duas rodas. Não pedale só na academia.
Com a integração, você pode ir de bicicleta até uma estação de metrô ou de trem, ou ainda de um terminal de ônibus, e nesses locais encontrar condições de deixar a bicicleta de forma segura, usando o transporte público para ir trabalhar e voltar até a estação, pegar a bicicleta e retornar para casa.
É recomendável comprar sua bike numa loja especializada que dê assistência na escolha do modelo adequado para você. A bicicleta tem de fornecer segurança e conforto. Compre uma bike de acordo com o seu tipo físico e utilização que você vai dar para ela. Vamos, pegue uma sacola, pedale para ir às lojas da vizinhança e ajude a salvar o planeta.
Cristina Baddini Lucas Especialista em Trânsito, Consultora do Diário crisbaddini@dgabc.com.br e visite o blog: http://olhonotransito.blogspot.com
Fonte: http://www.perkons.com/?page=noticias&sub=opiniao&subid=390 (acesso em 07/12/09)
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