Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

16 de abr de 2017

Tema da Semana Mundial de Segurança no Trânsito será gestão da velocidade


Site da OMS disponibiliza materiais de apoio
Site da OMS disponibiliza materiais de apoio - Foto: OMS

Com o slogan Salve vidas, reduza a velocidade (Save livesSlowDown), a Semana Mundial de Segurança no Trânsito adotará este ano o tema gestão da velocidade. Por Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a  semana é celebrada no período de 8 a 14 de maio, com o objetivo de aumentar a consciência global sobre os acidentes de trânsito, centrando-se em temas específicos. 
Neste ano, o tema escolhido é especialmente oportuno para o Brasil e para a Região das Américas, uma vez que a velocidade inapropriada é um dos principais fatores de risco para lesões e mortes no trânsito, contribuindo para mais da metade dos acidentes fatais em países de baixa e media renda. Está também alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente às metas 3.6 e 11.2, que referem-se a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020 e a garantia de acesso a sistemas de transporte seguros para todos.
Alám de chamar a atenção para o problema, a 4ª Semana de Segurança no Trânsito também busca promover soluções para a gestão da velocidade, dirigida a instâncias normativas e executivas, além de obter dos gestores e demais encarregados das políticas de segurança viária o compromisso de buscar soluções.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere a realização de atividades como caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, campanhas em mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas chamando atenção sobre o tema. Outra atividade sugerida  - que ocorrerá em algumas cidades - são intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas, com apoio das autoridades locais.
Materiais
A OMS e seus escritórios regionais desenvolveram junto a seus parceiros o site  www.unroadsafetyweek.org  onde é possível encontrar material audiovisual para divulgação. São textos informativos, infográficos, ideias, experiências, soluções e demandas para instâncias normativas e decisórias.  No site da OMS também é possível acessar conteúdo em português como o manual Gestão da Velocidade, o  folder que resume estes conteúdos e um guia da OMS para os organizadores de eventos com ideias e dicas sobre a Semana. 
O site da semana traz, ainda, um espaço para registrar online as atividades que ocorrerão em todo o mundo. As ações planejadas para Semana Mundial estarão georreferenciadas em um mapa do Google para serem visualizadas em conjunto.  No site é possível, ainda, baixar os cartazes em português para as pessoas postarem fotos escrevendo porque ou por quem reduziriam a velocidade.
Como participar:
- Coloque em seu portal o link e a logo para a Semana.
- Use SlowDown para postar imagens e mensagens.
- Anuncie a semana em todas as ocasiões pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário