Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

20 de jan de 2017

“Minha escolha faz a diferença no trânsito” é o tema para as campanhas educativas em 2017

A resolução nº 654 de 10 de janeiro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 11, definiu o tema, as mensagens e o cronograma das ações a serem realizadas no decorrer deste ano para as campanhas de educação para o trânsito.
Com o tema, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a meta é realizar mensalmente iniciativas direcionadas à segurança no trânsito: campanhas de volta às aulas, de conscientização sobre o uso de motocicletas, respeito aos pedestres e ciclistas, uso de celular e álcool e direção.
Entre os destaques, também constam ações de apoio ao Maio Amarelo, em parceira com a sociedade, com vistas ao trânsito mais seguro. E, em novembro, ações voltadas ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
A Resolução traz ainda orientações de mensagens a serem veiculadas em peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.
“Nosso objetivo maior é promover a conscientização junto à sociedade de que todo cidadão tem sua cota de responsabilidade no trânsito. Ou seja, cada um é responsável por sua postura nas ações do dia a dia, ajudando, desta forma, a tornar o trânsito cada vez mais seguro”, explica o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), do Ministério das Cidades, Elmer Vicenzi.
O tema escolhido possibilita ações focadas em todos os segmentos: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Para 2017, buscou-se seguir a proposta de valorização da responsabilidade de cada um, porém com um tema mais conciso e eficaz.
Por meio de pesquisas junto a profissionais de Comunicação Social, especialistas em Propaganda e Publicidade do DENATRAN, e em continuidade à linha de comunicação que faz com que o cidadão, condutor ou não, sinta-se responsável pelas ações de promoção da educação para o trânsito, protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito, definiu-se a linha de ação.
As mensagens a serem veiculadas nas peças publicitárias terão os seguintes slogans: "Minha escolha faz a diferença no trânsito"; “Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro”; “Pela família. Escolha o trânsito seguro” e "Pela vida. Escolha o trânsito seguro".
Já nas mídias sociais, a sugestão é utilizar as seguintes frases: “Eu escolho curtir um trânsito seguro” e “#euescolhoviver”.
Cronograma - Confira o cronograma voltado às campanhas educativas de trânsito, em âmbito nacional:
Janeiro e Fevereiro - Ações de apoio à Campanha RODOVIDA, do governo federal;
Março - Campanha de volta às aulas;
Abril - Campanha de conscientização sobre o uso de motocicletas e ciclomotores;
Maio - Ações de apoio ao Maio Amarelo - campanha da sociedade por um trânsito seguro;
Junho - Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre e ao ciclista;
Julho - Campanha de orientação para as férias escolares;
Agosto - Campanha de conscientização sobre uso do celular ao volante;
Setembro - Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25);
Outubro - Campanha de conscientização sobre consumo de álcool e direção;
Novembro - Campanha do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito;
Dezembro - Ações de apoio à Campanha RODOVIDA, do governo federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário