Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

26 de abr de 2016

Maio Amarelo lança vídeos para a conscientização na mobilização deste ano

A preocupação com o excesso de velocidade e o uso do cinto de segurança foram os temas escolhidos para o trabalho educativo durante o Maio Amarelo.



A Coordenação do Maio Amarelo acaba de disponibilizar para todos os apoiadores do Movimento e à imprensa em geral, canais de TV e internet, os dois vídeos educativos para o trabalho de conscientização que vai marcar a mobilização em maio, deste ano.

Os vídeos, em formato de comerciais, foram produzidos pela agência F&Q Brasil, e tratam de dois temas de destaque para a segurança viária: o uso do cinto de segurança, sobretudo no banco traseiro, que ainda é muito negligenciado pela população no Brasil; e também o excesso de velocidade que impacta no aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito. A questão da velocidade como importante fator de risco e agravante dos acidentes é um dos poucos temas que a ONU/OMS cobra que o Brasil não tem trabalhado, de forma mais eficiente.

Mas o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária destaca que isso já começa a mudar com iniciativas tímidas, mas importantes como as de redução de velocidade em capitais como São Paulo, Curitiba e em algumas cidades do interior nas áreas de grande fluxo de pedestres; e que o Movimento Maio Amarelo que contribuir e potencializar essa reflexão com toda a sociedade.
Para a Coordenação do Maio Amarelo, a aposta nestes dois temas está embasada em questões que são cruciais para salvar vidas no trânsito.

Os dois comerciais deverão e poderão ser veiculados nas salas de cinema, circuitos de Tvs coorporativas, e emissoras de TV pelo país, bem como nos canais de TVs educativas e legislativas.
Para veiculação nos canais de internet, basta contato com a equipe do Maio Amarelo. Nossa proposta é que esses vídeos viralizem na rede, afirma a Coordenação. 

Confira!


 


A equipe do OBSERVATÓRIO conversou com representantes da Agência F&Q, que produziu as peças deste ano. Confira a entrevista:

ONSV: Qual a inspiração para a produção destas peças?
F&Q: A principal inspiração é sempre a realidade. Baseada nela, conceituamos a campanha, definimos a mensagem.

Isso é feito junto com o cliente, no momento em que o briefing é passado.
O formato do vídeo é inspirado no comportamento das pessoas.
A decisão de abordar o assunto de forma leve, sem acrescentar nada além do próprio drama das estatísticas, também é uma decisão tomada entre a agência e o cliente.
Tratar um assunto sério de forma leve seria  então a “inspiração” que define o formato da mensagem ( humor).

Vocês adotaram essa linha – uma peça extremamente moderna com jovens e outra com uma figura  bem anos 70 – apesar de que em ambas há um forte apelo cômico, sem deixar de destacara a questão reflexiva sobre a segurança.
F&Q: O humor, como já aponta a pergunta, foi o tom escolhido. Queríamos dar leveza ao assunto.
A peça mais moderna, com jovens caminhando pela calçada, mostra muito uma atitude “jovem” de achar que cinto de segurança no banco traseiro não é necessário, porque “prende”, tira o “embalo” de um passeio descontraído com a galera.
Isso tudo é muito “subliminar na mensagem” e nem tanto uma questão de target.
A dupla desse filme representa diversas galeras, não necessariamente o tipo de galera que os dois atores poderiam ser um exemplo.
O filme anos 70 tem uma referência de Austin Powers ( *), um “herói sem noção”, como julgamos ser o motorista que não respeita a velocidade.
Além, é claro, de todo o humor que pegamos emprestado dessa comédia( Austin Powers) , que já virou um clássico.

ONSV: O que você destaca nesta campanha em relação às peças do ano passado?
F&Q: Nessa campanha ousamos um pouco na complexidade do filme. Do ponto de vista de produção e execução são filmes um pouco mais sofisticados e mais trabalhosos. Acreditamos também que podem causar ainda mais impacto que a campanha anterior.

ONSV: Quais as expectativas de retorno? 
F&Q: Bem alta. Achamos que esses filmes têm grande potencial de serem bem populares e passar a mensagem de segurança de forma clara e agradável.
(*) Austin Powers é uma série americana, do gênero comédia, que satiriza as produções cinematográficas de James Bond, tendo como protagonista o ator Mike Myers. A série foi lançada em 1997.
Fonte:  http://maioamarelo.com/acoes-noticias/maio-amarelo-lanca-videos-para-a-conscientizacao-na-mobilizacao-deste-ano/ - Acesso em 26/04/2016

Um comentário:

  1. Não gostei e não vejo dessa forma não, todos nós assistimos no trabalho e não atingiu o objetivo da Campanha, enfim, está feito, espero estar errada.

    ResponderExcluir