Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

30 de abr de 2016

Brasil terá primeiro festival de filmes sobre mobilidade urbana

MobiFilm
Pelas telonas do cinema, soluções de mobilidade

Exibições de filmes de diversos formatos e palestras vão ocorrer entre os dias 12 e 14 de agosto no Centro Cultural São Paulo. Trabalhos podem ser inscritos

ADAMO BAZANI

As discussões sobre melhoria dos serviços de transportes e aumento da segurança viária são essenciais não apenas para os deslocamentos, mas acima de tudo para melhoria de qualidade de vida.
Além de reportagens, textos técnicos e acadêmicos, hoje a mobilidade urbana conta com diversos filmes de diferentes formatos, desde documentários até peças lúdicas. No entanto, estes materiais que podem ajudar muito a reflexão sobre a melhoria das cidades estão espalhados.

Mas uma iniciativa inédita deve reunir todos esses trabalhos e realizar exibições gratuitas na capital paulista. Trata-se do MobiFilm, o Primeiro Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária.

O evento gratuito será realizado nos dias 12, 13 e 14 agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP.

No primeiro dia, haverá dois seminários internacionais sobre mobilidade e segurança viária, promovidos pela ANTP. As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do MOBIFILM, ocuparão os 2 dias restantes.  Os filmes selecionados para o Festival serão divididos em 8 categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; Publicidade.

Quem possui trabalhos e deseja exibir pode realizar inscrição no seguinte site: http://www.mobifilm.com.br/

SEMINÁRIOS:

Os seminários são organizados pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e vão privilegiar o debate entre os palestrantes, ONGs participantes e público presente. Serão dois eixos temáticos: Mobilidade Urbana e Segurança Viária. Para discutir Mobilidade Urbana, devem participar o vereador e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Nabil Bonduki, e o médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro, Paulo Saldiva. Para discutir a violência de trânsito, foram convidados o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, e engenheiro industrial e inspetor de Trabalho, que foi gerente de mobilidade na prefeitura de Barcelona de 1999 a 2004, Pere Navarro Olivella. Os palestrantes terão um tempo curto de exposição, a ênfase sendo dada à participação do público em um púlpito montado para este propósito.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário