Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

28 de out de 2015

Os maiores mitos sobre andar de motocicleta

Todos nós já ouvimos histórias incríveis sobre quem anda de moto. A maioria, provavelmente, se não todas, é uma farsa. Veja quais são os maiores mitos sobre andar de motocicleta que você precisa saber para não se deixar enganar da próxima vez que alguém vier contar uma história fantasiosa.
Você deve deitar a sua moto se estiver prestes a bater
Isso nunca vai acontecer. A maioria dos acidentes acontece tão rapidamente que fica difícil imaginar como um piloto terá tempo para pensar sobre como fazer isso. Também é um pouco estranho que você tenha que fazer isso antes mesmo de bater em qualquer que seja o objeto que você sequer tem certeza se vai mesmo atingir. Não tente fazer isso. Faça um curso de pilotagem defensiva e você verá exatamente quais são as melhores práticas para evitar acidentes.
Pneus de corrida vão tornar a minha motocicleta mais rápida
Só que não! Pneus para motocicletas de corrida são completamente diferentes de pneus de rua. Eles têm diferentes compostos e propriedades e são projetados para funcionar melhor quando estão realmente aquecidos para criar aderência. Você raramente conseguirá atingir a temperatura ideal para utilizar um conjunto de pneus de corrida. As chances são, depois de equipá-las em sua moto, que você caia no primeiro cruzamento.
Motocicletas são menores do que carros ou caminhões, portanto, os radares de velocidade não serão capazes de detectar você
Quem falou isso para você? Só porque sua moto não é tão grande em comparação com outros veículos, isso não significa que você pode evitar o radar. Os detectores de radares atuais são extremamente modernos e muito mais precisos do que os antigos. De qualquer maneira, só porque você está em uma motocicleta em alta velocidade não significa que você está escapando de levar uma multa.
Eu nunca vou bater minha moto pois sou cuidadoso
Não é bem assim. Só porque você já andou por anos sem cair ou ficar sem um acidente em uma motocicleta não significa que isso nunca vai acontecer. Muitas pessoas infelizmente se descuidam por acreditarem nesse mito. Fique sempre alerta para lidar com o inesperado.
Controle de tração em uma motocicleta vai me ajudar a ir mais rápido
Sim e não. Se você é novo em pilotar motos e ainda não está tão confiante, você nunca vai compreender corretamente o que o controle de tração faz. Se você é um piloto agressivo, então as chances são de que o controle de tração apenas interfira na sua pilotagem.
Pneus novos vêm com um revestimento que só pode ser removido se for rodado por alguns quilômetros com a pressão reduzida
Não acredite nisso. Você vai cair e se machucar. A maioria dos novos pneus de motocicleta aparenta possuir um revestimento sobre eles, mas na verdade é porque é assim que eles são quando saem do molde da fábrica. Nunca, jamais, reduza a pressão nos pneus.
Homens com idade entre 18 e 24 anos são mais propensos a se envolver em um acidente de moto
Não é que esta informação esteja necessariamente errada, mas está incompleta. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), só esse ano, foram registrados 6.492 casos de acidentes com motocicletas envolvendo homens, contra 4.465 mulheres, comprovando a ocorrência comum de envolvimento em acidentes entre ambos os gêneros. Outra estatística aponta que, na realidade, a faixa etária de risco que lidera o número de ocorrências de acidentes é a que está entre 21 e 30 anos, com 2.511 casos em 2015.
Você nunca deve ficar com medo de bater a sua motocicleta, porque se você fizer isso você vai bater automaticamente
Bobagem. Essa não é a mentalidade mais prudente que você deve ter ao estar em cima de uma moto. Por um lado você não precisa ficar obcecado sobre a possibilidade de se machucar enquanto está pilotando, mas também não deve deixar de estar plenamente consciente sobre o que você está fazendo e estar sempre pronto para tomar uma ação evasiva.
Comprar a motocicleta de seus sonhos irá ajudá-lo a aprender a pilotar melhor e mais rápido
Isso vai depender de qual é a moto de seus sonhos. Faça seu dever de casa. Converse com amigos e conhecidos que já pilotam. Faça um curso e aprenda a andar de moto. Só depois avalie quais são as suas habilidades como motociclista e procure por um modelo que se adeque ao seu estilo.
Só porque você monta uma motocicleta e está vestido com jaqueta de couro, será completamente irresistível para as mulheres
Pode até ser que algumas pessoas passem a olhá-lo diferente ao descobrirem que você anda de moto, mas na realidade, esse é um hobby tão comum que já não desperta tanta exaltação.

Um comentário:

  1. Esclarecedores os dez mitos sobre o pilotar motocicleta. Ouve-se tantas coisas sobre moto, que há um grande receio em adquirir uma. Atenção, respeito no trânsito deve dispensado em quaisquer veículos locomotores.

    ResponderExcluir