Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

20 de jun de 2015

Você sabia que existe uma temperatura ideal para dirigir?


Mariana Czerwonka
Portal do Trânsito

Apesar de poucos terem conhecimento, a temperatura no interior do carro é muito importante e influencia no ato de dirigir. Um condutor que está passando calor pode desencadear sintomas de fadiga, o que pode contribuir para momentos de distração e “desligamentos” do condutor.

Essa condição é muito perigosa e pode causar acidentes. Por outro lado, dirigir com muito frio também não é uma experiência agradável e pode causar desconforto para o condutor. Especialistas no assunto recomendam que a temperatura no interior do veículo fique entre 22° e 24°. Se a temperatura exceder 27° o risco de acidentes aumenta em 11%, se a temperatura atingir 32°, o risco pode aumentar em 22%.

O maior aliado para manter a temperatura ideal no carro é o ar-condicionado, que antes era um item de luxo e atualmente é um elemento fundamental nos veículos.

Como obter a temperatura correta

Para conseguir chegar nessa temperatura, o Portal do Trânsito dá algumas dicas. A primeira delas é que num dia de muito sol, ao entrar no carro, os primeiros quilômetros devem ser feitos com as janelas totalmente abertas, para ventilar o interior do veículo. Depois disso, deve-se ligar o ar-condicionado para se chegar à temperatura ambiente ideal.

O ar-condicionado deve ser cuidado como um equipamento de segurança. Precisa de uma manutenção regular adequada para estar sempre em bom estado e não prejudicar a saúde do usuário.

Outra dica é tentar manter uma temperatura não muito diferente da que está lá fora, pois grandes variações são prejudiciais à saúde. Lembre-se de desligar o ar quando o carro estiver com uma temperatura adequada, mas em viagens longas, é preciso ativá-lo por curtos períodos de tempo para manter a temperatura ideal.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário