Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

28 de out de 2014

CURSO: Pedestre Atitude Positiva

Pedestre Atitude Positiva
Temos a obrigação, o dever e o direito de conviver harmoniosamente no trânsito
Seguradora Líder e Observatório lançam curso on-line para pedestres 
A primeira tarefa árdua de um indivíduo depois que aprende a respirar fora do útero é colocar sua coluna ereta. Durante o primeiro ano de vida, ficar em pé e dar os primeiros passos são grandes desafios. Quando isso acontece, estamos aptos a sair andando por aí e descobrir tudo o que a vida tem a nos ensinar. Caminhando parece que tudo fica mais fácil.
Durante alguns milhares de anos, o caminhar foi cuidado apenas na primeira infância. A partir do momento em que a criança já tem discernimento para escolher o melhor caminho, já não há mais ingerência, nem qualquer observação a fazer. Os tempos mudaram e hoje em dia, o pedestre é a segunda principal vítima no trânsito, só perdendo para quem está sobre uma motocicleta.
Preocupado com esse crescente aumento de acidentes envolvendo pedestres, a Seguradora Líder – DPVAT em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária lançam nessa Semana Nacional de Trânsito-2014, o curso à distância “Pedestre Atitude Positiva”, com dicas, conceitos, orientações, cuidados para todos nós que, em algum momento, temos que caminhar. Mil senhas gratuitas estarão disponíveis aos internautas durante os próximos 30 dias, no site do Observatório (www.onsv.org.br).
No boletim estatístico, divulgado pela Seguradora Líder no final do mês de agosto, dando o balanço das indenizações pagas para vítimas de acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2014 em todo país, os pedestres ficaram em 2º lugar nas indenizações do período: 31% dos acidentes fatais e 20% dos acidentes com invalidez permanente foram pagas para quem estava a pé.
Já num levantamento estatístico do Observatório, baseado em fontes públicas e privadas que registram acidentes de trânsito em todo país, de 2011 até julho desse ano, mais de 139 mil pedestres ficaram inválidos no trânsito. No mesmo período, morreram mais de 35 mil pedestres, vítimas de acidentes de trânsito.
O crescente aumento no número veículos e de motocicletas pelas ruas do Brasil, 125 % e 350%, respectivamente nos últimos 10 anos (2003 a 2013), a negligência e imprudência do motorista/motociclista, seja por desconhecimento (má formação na hora de tirar uma carteira de Habilitação) ou pelo não cumprimento da legislação de trânsito, associado a falta de informação e educação para o trânsito, têm contribuído com o aumento no número de pedestres acidentados. Para tentar mudar esse quadro e tratar o caminhar com atenção que os dias de hoje merecem, o curso “Pedestre Atitude Positiva” quer ajudar a todos a entender os cuidados básicos que devemos ter em toda e qualquer situação a pé.
Independente se sou motorista, em algum momento vou descer do meu carro e caminhar para chegar ao meu destino. Se sou ciclista, motociclista ou mesmo passageiro, sou pedestre em muitos momentos e são esses cuidados que todos devemos ter ao caminhar pelas nossas cidades cada dia mais movimentadas.
Respeitar a sinalização, fazer o contato visual com quem está ao volante, usar roupas claras, olhar várias vezes ao atravessar uma rua sem faixa de pedestre ou mesmo semáforo, nunca falar ao celular ou digitar mensagens enquanto caminha, estar atento ao tráfego de bicicletas, principalmente as que vem na contramão, entre outras dicas de mobilidade urbana, de convivência e também de cidadania estão no novo curso on-line do Observatório.
Além disso, um capítulo trata das principais causas de acidentes com pedestres e o que acontece com o corpo humano quando ocorre um atropelamento. Ou seja, qual o impacto do veículo sobre um pedestre desprotegido e as consequências desse choque. O curso traz ainda um quiz ao final de cada capítulo e uma avaliação geral com emissão de certificado de conclusão do curso.
Caminhar é um ato que praticamos a vida inteira e, a cada fase da vida, têm sua importância e significado. Nascemos querendo caminhar e, na velhice, caminhamos para poder continuar vivendo. Que o caminho seja seguro para todos, sempre!
Bem-vindo ao Curso Pedestre Atitude Positiva! Clique aqui!
Fonte: http://www.onsv.org.br/ver/-570 - Acesso em 28/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário