Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

21 de jun de 2014

Acidentes com caminhões provocam 10 mortes por dia

Falta de atenção e ultrapassagem indevida são as principais causas, assim como beber e dirigir.
acidentecaminhoesbx
Em 2012 aconteceram 62.851 acidentes envolvendo caminhões, com 3.682 vítimas fatais, um número médio de 10,1 mortos por dia, segundo o Atlas da Acidentalidade, o mais completo levantamento sobre acidentes rodoviários já publicado no Brasil.
O Atlas da Acidentalidade apresenta dados de acidentes com todos os tipos de veículos e detalha as ocorrências com caminhões e ônibus, reunidas no estudo numa categoria chamada veículos comerciais. O documento foi produzido a partir da análise estatística do banco de dados dos acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre 2008 e 2012.
A falta de atenção lidera o número absoluto de acidentes, com 21.860 ocorrências e índice de gravidade 2,4. Já os acidentes com maior letalidade foram ocasionados pela ultrapassagem indevida, com 2.036 acidentes e índice de gravidade 5,5; seguidos pela ingestão de álcool, com 1.286 acidentes e índice de gravidade 4,5; e pela velocidade incompatível, responsável por 5.368 acidentes e com índice médio de gravidade 4,3.
Os acidentes com caminhões acontecem em maior número durante a semana, no período diurno. Já os mais graves ocorrem aos sábados, com 81 mortes a cada mil acidentes, e aos domingos, com 106 mortes a cada mil acidentes. O amanhecer concentra os acidentes de maior letalidade, em especial no horário entre 4 e 5 horas da manhã.
Links
Clique e conheça a versão online ou faça o download (ZIP/PDF) do Atlas da Acidentalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário