Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

5 de fev de 2014

Consultores da Agência de Trânsito

Eduardo Biavati
EDUARDO BIAVATI

Mestre em Sociologia (UnB), escritor e especialista em educação e segurança no trânsito. De 1993 a 2004, foi Coordenador Nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. Entre 2005 e 2009, atuou como assessor técnico da Companhia Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), integrando o grupo de segurança de motociclistas e o desenvolvimento do “Selo Transito Seguro”. Biavati foi membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), no biênio 2010-2011. Entre 2012 e 2013, foi consultor do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS) e do Núcleo de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São José dos Campos/SP. Desde 2008, Eduardo Biavati tem se dedicado ao blog biavati.wordpress.com, especializado em nas questões contemporâneas do trânsito, juventude e mobilidade urbana.
Erica Nickel
erica nickel

Pedagoga, especialista em trânsito e mestre em educação. Trabalha com trânsito desde 1997, mas durante sua caminhada profissional sempre buscou oportunidades diferenciadas de atuação para entender como o pedagogo pode atuar em diferentes ambientes profissionais. Atividades Profissionais: Consultoria de Projetos de Educação para o Trânsito, Pedagoga especialista em trânsito da Editora Tecnodata Educacional; Capacitação de professores para educação para o trânsito; Pesquisa, desenvolvimento e revisão de materiais didáticos de educação para o trânsito (crianças, jovens e adultos); Consultoria pedagógica, coordenação, implementação de projetos; Palestrante, docente em pós-graduação, tutora de graduação.
Irene Rios
Caçapava 3

Mestre em Educação; Especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Presidente da Câmara Catarinense do Livro; Professora universitária das disciplinas de Projetos em Educação para o Trânsito; Educação para o Trânsito, Campanhas Educativas de Trânsito e Educação de Trânsito para Crianças e Adolescentes; Autora de artigos e livros na área de Educação para o Trânsito. Irene Rios realiza palestras sobre Educação e Segurança Viária, oficina para Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito,  Curso de Educação para o Trânsito e de Projetos e Curso de Fiscalização e Educação para o Trânsito.
Rodrigo Kleinübing
Rodrigo Kleinübing 2

Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia de Avaliações e Perícias; Perito Criminalístico Engenheiro do RS; Ex-Chefe da Seção de Engenharia Legal do Departamento de Criminalística do RS; com Curso de Reconstituição da Dinâmica em Atropelamento de Pedestre pela Northwestern University Center for Public Safety; Especialista em Acidentes de Trânsito pela Associação Brasileira de Criminalística;  Palestrante em diversos Congressos e Seminários Nacionais de Criminalística e de Trânsito; Ministrante de Cursos de Acidentes de Trânsito em nível nacional; Instrutor em Perícias de Acidentes de Trânsito na SENASP/MJ (2008-2009), na Federação Nacional das Associações de DETRAN – FENASDETRAN (desde 2010) e na Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU (2011); Professor de Engenharia Forense e de Acidentes de Trânsito no Curso de Pós-Graduação em Perícias Criminais da UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO/RJ; Coordenador da Câmara de Segurança Viária e Veicular do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito da Vice – Governadoria do RS (2011/2014); Colaborador de livros na área de trânsito.
Luís Carlos Paulino
Luis Carlos Paulino

Possui graduação em Direito pela Faculdade Católica Rainha do Sertão (2011) e pós-graduação em Gestão e Direito de Trânsito pela Faculdade INESP (2012). É subtenente da Polícia Militar do Ceará, membro da Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito (ABPTRAN) e Associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação e tem experiência nas áreas de Direito e de Administração, com ênfase em Gestão Urbana do Trânsito.
Paulino possui o blog direitodeirevir.blogspot.
Marcos Oriqui
MARCOS ORIQUI

Marcos Oriqui é palestrante e instrutor especialista em Segurança no Trânsito. Possui MBA em Marketing pela HSM e em Trânsito (Mobilidade e Segurança) pela IMEP. Realizou o BMW Driver Training em 2006, o curso Off-Road Básico e Avançado da Quatro-Rodas no mesmo ano e o Curso para Instrutor de Direção Defensiva pela Unicamp em 1999. É pós-graduado em Administração de Empresas pela USP e formado em Engenharia Química pela Unicamp. Foi professor do curso de formação de instrutores de CFC – UNICAMP. Marcos Oriqui possui dois livros lançados: “E você, vai morrer do quê?” e “Dirija Legal – Pratique a Direção Preventiva”, e já realizou mais de 900 cursos e levou treinamento a mais de 40 mil pessoas.

Ricardo Alves da Silva
Ricardo Alves da Silva

Major da Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC, Pós Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, pela UnC (Universidade do Contestado) Campus Concórdia – SC. Atualmente é Sub Comandante do 20º Batalhão da PM em Concórdia – SC, Membro do Grupo Técnico para Estudos de Assuntos de Trânsito da PMSC; Professor do Curso de Formação de instrutores da FABET (Fundação Adolfo Bósio para Educação no trânsito) e consultor das questões de trânsito pela mesma instituição, Instrutor credenciado pela COTRAGEL. Membro da JARI Estadual de Concórdia – SC (Portaria 403 de 05/06/2008); Atuando especialmente nos assuntos relacionados a trânsito e segurança pública.
Ordeli Savedra Gomes

Tenente Coronel da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, é Assessor Superior de Segurança no Trânsito do Gabinete do Vice-Governador do RS, integrante do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito; possui na Brigada Militar os cursos de Formação de Oficiais, em 1988; de Especialização em Polícia Ostensiva, em 1992; Avançado de Administração Policial Militar, em 2001; Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública, em 2013 (1º lugar); Bacharel em Direito, pela Unisc/RS, em 2002; Especialista em Segurança Pública, pela PUCRS, em 2007 (1º lugar); Professor convidado da Unisc, na matéria de Legislação de Trânsito nos cursos de Formação de Instrutores e Diretores de Centros de Formação de Condutores do DETRAN e da Faculdade Dom Bosco, na matéria de Legislação de Trânsito na Especialização em Gestão de Trânsito e Transporte, além de ser professor da Academia de Polícia Militar do RS e dos cursos regulares da Brigada Militar; Associado da Associação Brasileira de Profissionais de Trânsito (ABPTRAN).
Alessandro Ferro

Alessandro Ferro é especialista em Segurança e Educação de Trânsito. Formado em Políticas Públicas de Segurança pela Universidade São Marcos/SP, Pós-graduado em Educação e Gestão Ambiental pela FMA, onde atualmente ministra aulas no mesmo curso. Cabo da Polícia Militar, ingressou na Instituição em 1993. Diretor de Ensino e Geral de CFC, Instrutor e Examinador de Trânsito credenciado pelo DETRAn de SP. Instrutor dos cursos de Formação de Instrutor de Trânsito, MOPP, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Escolares e de Emergência. Ferro também é instrutor de Pilotagem Segura de Motocicletas. Ferro apresenta o Trânsito Seguro pelo site da TV Geração Z, toda terça-feira, ao vivo, às 21 horas. Nele o PM responde às dúvidas dos internautas e entrevista convidados para falar das novidades e dos problemas enfrentados pelos motoristas e pedestres, além de levar informações sobre regras de trânsito, normas e legislações pertinentes ao assunto. O programa Trânsito Seguro pode ser encontrado no endereço www.tvgeracaoz.com.br.
Maria Audea de Lima e Sousa
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFPI), Pós-graduada em Gestão de Cidades (FGV), em Gestão do Trânsito e Transportes (FECEA/PR) e em Avaliação Educacional (UFPI). Especialista da área de educação no trânsito. Implantou o Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, que conquistou o Prêmio ANTP de Marketing, em 2012. Coordenadora do Programa Trânsito é Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Teresina, em 2013.
Maria Audea de Lima e Sousa

Missões desenvolvidas: Coordenadora do Projeto Vida no Trânsito- OPAS/OMS/MS – Prefeitura de Teresina. Gerente de Educação de Trânsito (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina PI, de 1999 a 2012). Integrante do Grupo Técnico de realização do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana de Teresina. Coordenadora do Projeto Ler é o Norte – integrante do programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais. Palestrante no Congresso Internacional de Trânsito (DETRAN RS), 2012. Coordenadora de atividades de assessoria de comunicação na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Coordenadora do Fórum Pensando o Transporte Público. Coordenadora de cursos na área de Educação e Cidadania no Trânsito e de Agentes de Trânsito de Teresina. Professora de cursos na área de trânsito.
Martha Bubicz
Martha Palestra
Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos, especialista em Logística Aplicada e Gestão de Cadeias de Suprimentos pela Unilasalle e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela ULBRA.
Coordenadora e docente na Especialização em Gestão de Trânsito e Mobilidade na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Pela mesma faculdade coordena os cursos de Acessibilidade para o Transporte de Passageiros e Formação Profissional para Taxistas, em convênio com a EPTC.
Atua com capacitação profissional, consultoria no desenvolvimento de Projetos de Educação, Segurança de Trânsito e Engenharia na rede privada e pública. Palestrante, professora e desenvolvedora de conteúdo.
Pesquisadora na área de transporte e sustentabilidade, com publicações na área, consultora e palestrante do Instituto Zero Acidente, diretora do Instituto SIGEM de Qualificação Profissional e titular da Em Foco Comunicação e Marketing, especializada em Trânsito e Transporte. Ainda trabalhou como Assessora Técnica na EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação nos anos de 1999 e 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário