Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

6 de dez de 2013

LEITURA E TRÂNSITO: educação para a vida

Projeto - 7ª Feira Catarinense do Livro


Apresentação
  
O conhecimento é responsável pelo nosso crescimento intelectual, espiritual, social, emocional e material. Na aquisição de conhecimento, a leitura tem um papel muito importante, tudo que faz parte da realidade social, está diretamente ligado a ela e desta depende para se manter e se desenvolver. A partir da interpretação da leitura, podemos fazer relações, argumentar, concluir, avaliar.

O hábito de ler vem sendo incentivado pela Câmara Catarinense do Livro, há vários anos, por meio de Feiras de Livros, que possibilitam ao leitor catarinense maior facilidade na aquisição de livros. Nestes eventos são oferecidas diversas obras com preços promocionais.

A Feira Catarinense do Livro, realizada anualmente no mês de maio, já está consagrada pelos catarinenses, que a cada ano vêm em maior número prestigiá-la.

A 7ª edição será realizada no período de 06 a 17 de maio de 2014. Nesta edição estamos esperando a visita de 200 mil pessoas, entre alunos, professores e público em geral, do Estado de Santa Catarina.

Este evento é a oportunidade de conceituadas empresas praticar ações institucionais, proporcionando aos catarinenses possibilidades de acesso ao livro e ampliação do conhecimento. É também uma ocasião importante para divulgação de produtos ou serviços. Sendo assim, temos a satisfação de convidar sua empresa para ser patrocinadora da 7ª Feira Catarinense do Livro. Para tanto apresentamos este Projeto Cultural de Patrocínio.

Justificativa

O ato de ler proporciona inúmeras vantagens ao leitor, entre elas: meios de continuar a educação e aperfeiçoar a cultura; fatos, regras, princípios e leis para pronta referência e estudo; experiências alheias de muitos povos, as quais seriam impossíveis de observar de maneira direta; exemplos de pensamento eficiente para a prática de muitas experiências; diversão, lazer e entretenimento.

O volume e a qualidade de leitura demonstram a competência social do indivíduo, refletem a maturidade individual. A deficiência de leitura pode afetar toda existência, todas as carreiras em qualquer profissão.

Visando aumentar o hábito de ler entre os catarinenses, a Câmara Catarinense do Livro vem promovendo diversos eventos, entre eles a Feira Catarinense do Livro, realizada tradicionalmente no mês de maio.

A cada ano aumenta o número de visitantes e o número de obras adquiridas nas feiras do livro realizadas pela Câmara Catarinense do Livro. Isso comprova que o catarinense gosta de ler.

No período de 6 a 17 de maio de 2014, realizaremos a 7ª Feira Catarinense do Livro. O leitor catarinense terá novamente possibilidades de se aproximar e de se apropriar do livro, numa festa com uma grande variedade de obras com descontos especiais, sessões de autógrafos de escritores locais e de renome nacional, eventos culturais, concursos literários, apresentações artísticas, palestras, contação de histórias.

Nesta edição da feira, o tema será o trânsito. A escolha deste tema é de extrema importância, pois a violência no trânsito representa, hoje, um grande problema social. Conforme dados da Seguradora Líder (2013), administradora do seguro DPVAT, no Brasil, em 2012, foram pagas 60.752 indenizações por morte no trânsito e 352.495 por invalidez permanente. Esses números significam 166 indenizações pagas por morte e 965 indenizações pagas por invalidez permanente ao dia. São dados que comprovam que estamos diante de uma epidemia grave.

Entendemos que as pessoas com mais conhecimento, adquirido por meio da leitura, são mais educadas e mais prudentes no trânsito. São pessoas mais éticas e responsáveis, que se preocupam com a sua segurança e com a segurança das outras pessoas que convivem no trânsito. Além disso, este evento proporcionará também a formação de multiplicadores em educação para o trânsito, ou seja, pais, professores e demais visitantes da feira, certamente irão transmitir às pessoas que convivem, os conteúdos vivenciados através das leituras e das atividades educativas e culturais oferecidas no evento.

Objetivos
  • Incentivar o hábito da leitura;
  • Ampliar a quantidade de leitores em Santa Catarina
  • Facilitar o acesso ao livro, oferecendo aos visitantes da feira um espaço seguro, aconchegante, com entrada franca, atrações culturais e grande variedade de obras literárias;
  • Possibilitar a aquisição de obras de qualidade com preços promocionais; 
  • Promover a leitura nas escolas, convidando professores e alunos para visitarem o evento; 
  • Oferecer transporte para visitação à Feira e vale-livros aos educadores e estudantes das escolas carentes. 
  • Divulgar as obras de autores catarinenses, através de espaço para divulgação, comercialização e sessões de autógrafos; 
  • Incentivar a segurança no trânsito. 
Atrações 
  • Lançamento de livros
  • Sessões de autógrafos
  • Bate-papo com escritores
  • Contações de histórias
  • Peças teatrais
  • Concurso Literário
  • Leituras Dramáticas
  • Palestras
  • Seminário
Todas as atividades terão como temas: a importância da leitura, os valores e a segurança no trânsito.

Além de escritores locais, estarão presentes seis escritores nacionais.

Projeto aprovado pela Lei Rouanet
Nr. Projeto: 137339
Mecanismo: Mecenato
Enquadramento: Artigo 18
Valor: R$ 605.840,00

Benefícios para a empresa patrocinadora:

1.  Inserção da marca da empresa em:
  • 60 chamadas para o evento na TV.
  • 02 portais (3x10m) nas entradas do evento.
  • 02 banners (80x1,20m), distribuídos no interior do evento.
  • 1000 cartazes
  • 2.500 livretos com a programação.
  • 1.500 livros do VII Concurso Literário da Câmara Catarinense do Livro.
2.  Reprodução de comercial da empresa, com duração de 30 segundos, no som local do evento, diariamente.
3.    Espaço de 24m2 na área da exposição.
4.    Indicação da cidade sede do evento.

Blog da edição anterior

Promoção e realização:
Câmara Catarinense do Livro

Comissão Organizadora

Irene Rios da Silva
Presidente da Câmara Catarinense do Livro

José Vilmar da Silva
Diretor Social

Colaboradores
Rosangela Cassia Leszkiewicz
Rosane Salete Strapasson
Deolindo da Cruz Alves
Ana da Cunha Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário