Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

22 de mar de 2013

Educação no Trânsito que ultrapassa fronteiras

O Projeto de Educação no Trânsito da Kopp, representado pelo especialista em trânsito Evandro Sehn, chega à Angola. O país do continente africano, com a ajuda da Kopp, visa efetivar projetos de educação no trânsito. O carro chefe dos projetos será a Escolinha de Trânsito Móvel. Para Sehn, contribuir para a educação no trânsito da Angola é um grande desafio, porém a alegria de poder repassar conhecimentos para fora das fronteiras brasileiras o encoraja, “vai ser algo para ficar na história”, salienta.

Segundo dados da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT), de janeiro a setembro, 3.329 pessoas morreram e 12.177 ficaram feridas em consequência de 16.615 acidentes de trânsito nas estradas da Angola. A Kopp levará alternativas de projetos que conscientizem a população de um país, que sequer fala de educação de trânsito em seu Código de Estradas.

E para registrar todos os detalhes desta viagem, criou-se o Blog Educação no Trânsito que Ultrapassa Fronteiras, que busca descrever em textos e imagens todo o trabalho realizado em Angola, através dos registro de Evandro Sehn.

Confira, a seguir, alguns registros:

Hoje, quinta-feira (06), iniciou-se o treinamento de Educação no Trânsito para técnicos com formação em docência do Ministério da Educação da Angola. O especialista em trânsito, Evandro Sehn, que ministrou o curso, conta que serão estes técnicos que devem realizar a formação dos professores. O evento integra o projeto Educar para o Trânsito é Preservar a Vida, desenvolvido naquele país através de uma parceria da Kopp Tecnologia e da Marcov.

Através de uma apresentação do panorama mundial do trânsito e de seus problemas, Sehn explicou o Manual Pedagógico para Formação de Professores, que visa desenvolver os temas introdução e ética no trânsito; legislação com ênfase em educação no trânsito; educação; e desenvolvimento de projetos educativos de trânsito. Estes temas são a base teórica para que os formadores possam transmitir conhecimentos sólidos sobre uma ação essencial para a construção de um trânsito mais harmonioso e seguro em Angola.

O curso ainda possui um Manual Prático para Utilização dos Equipamentos do Kit Móvel - estrutura conhecida aqui no Brasil como Escolinha de Trânsito Móvel, desenvolvida idealizada pela empresa vera-cruzense Kopp. O manual visa orientar os facilitadores do projeto Educar para o Trânsito na utilização do kit com os alunos.
Slogan da Campanha desenvolvida em parceria Marcov e Kopp
Curso teve a presença do proprietário da Marcov, Claudio Holanda

Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro aconteceu a formação dos Técnicos da Direção Nacional Viação e Trânsito – DNVT, órgão vinculado ao Ministério do Interior – MININT da Angola. O curso foi dado pelo consultor especialista em trânsito da Kopp, Evandro Sehn e os técnicos são membros integrantes da Policia de Trânsito. A turma teve a participação de 17 alunos e serão esses os responsáveis pela formação dos professores na sequencia do projeto. No ultimo dia do curso os Técnicos do MED – Ministério da Educação, que já concluiram em dezembro, participaram para integrar os dois Ministérios.

Formar os Formadores: esse é o objetivo do projeto, para que as crianças possam receber orientação especializada e com o auxilio da Escolinha de Trânsito desenvolvida pela Kopp Tecnologia vão receber educação de trânsito de qualidade.



Técnicos do DNVT – Polícia de Trânsito

Na sexta-feira, dia 1º de março, foi realizada a solenidade de entrega do Kit da Escola de Condução (Escolinha de Trânsito da Kopp ) desenvolvida especialmente para o Governo da Angola. A entrega aconteceu na Escola 3003 do Centro de Luanda, capital daquele país. Na mesma ocasião foi realizado o treinamento prático das turmas de técnicos do Ministério da Educação e do Ministério do Interior. Como parte da formação foi trabalhado o Manual de Utilização do Kit. Na parte prática, os técnicos puderam visualizar a montagem do circuito, os cuidados com os equipamentos e a dinâmica de utilização. A estrutura foi muito elogiada pelos participantes e todos ficaram ansiosos para trabalhar com as crianças.


Formação dos professores 

Durante os dias 5, 6 e 7 de março os professores da Angola foram capacitados para o trabalho de educação no trânsito, em um total de 20h/aula. Dando continuidade à metodologia implantada no projeto de formar formadores, a turma de professores teve como palestrantes os técnicos do MED e do MININT. O consultor e especialista em Educação no Trânsito da Kopp, Evandro Sehn, acompanhou o trabalho dos técnicos e repassou orientações.

A formação dos professores seguiu o mesmo formato de trabalho dos técnicos, porém com o cuidado de transmitir conhecimentos mais específicos e de maior relevância para os alunos, diferenciando os materiais de acordo com a faixa etária.

A base será o Manual de Formação de Formadores, com as alterações e acréscimos sugeridos pelos técnicos - formadores, como combinado na primeira etapa.

No último dia da formação, foi realizada atividade prática com o Kit da Escolinha de Condução para que os professores pudessem conhecer e manusear o material.



Fonte: http://educacaonotransitokopp.blogspot.com.br - Acesso em 22/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário