Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

22 de out de 2012

Sistema utiliza dados coletados em SC para fazer previsão do trânsito

Com o equipamento, é possível prever impacto de futuras obras no estado.

Inédito no Brasil, o sistema está sendo usado pelos Deinfra catarinense.

O Departamento do Estado de Infraestrutura (Deinfra) está utilizando um sistema para fazer simulações do trânsito e, assim, prever o impacto de novas edificações e planejar futuras obras. O equipamento usa dados reais coletados no tráfego e realiza cálculos matemáticos para fazer a previsão da malha rodoviária de uma região.
Segundo o presidente do Deinfra, Paulo Meller, "você pode pegar um município qualquer no estado e simular uma grande indústria sendo instalada. Nós conseguimos detectar o impacto dessa indústria na malha viária da região e também no estado todo". O especialista em engenharia de tráfego Reginaldo Porath explicou que "as informações geradas pelo sistema serão aquelas que nós veremos daqui a cinco, 10 ou 20 anos".
Para que o sistema possa fazer esse cálculo, são feitas contagens de veículos em tempo real através de sensores colocados ems pistas em pontos estratégicos. Os dados são transferidos através de cabos que estão sob o asfalto para outro equipamento, localizado em cima de postes. Essa máquina armazena e integra os dados à base do sistema. São 603 pontos de controle espalhados pelo estado.
As previsões feitas pelo sistema já foram utilizadas no planejamento de futuras obras, como por exemplo o projeto da Via Rápida, que será construída para aliviar o trânsito da SC-444 entre Criciúma e Balenário Rincão, no Sul do estado. 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário