Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

22 de jul de 2012

Você joga lixo da janela do carro?

Estudo revela o ranking de objetos mais atirados e das desculpas dos motoristas

  • Texto: Adriana Bernardino Sharada



  • Fotos: Paula Korosue



Ruas sujas, bueiros e esgotos entupidos, trânsito, risco de ferir pedestres, ciclistas, motociclistas e outros motoristas, além de multa e pontos na CNH. Estas são algumas consequências do péssimo hábito de atirar lixo pela janela do carro. Ainda assim, muitos motoristas insistem, inclusive nos países de primeiro mundo. 

Pesquisa realizada na Inglaterra pela Green Flag em maio do ano passado revelou que cerca de 9 milhões de motoristas jogaram lixo nas vias públicas. Embora o Brasil não tenha estudos como este, a coisa aqui não é muito diferente. 

Os objetos mais atirados pelos lambões são pontas de cigarro, alimentos, embalagens de alimentos, garrafas e latas, e até tecidos.  

Pontas de cigarro29 milhões
Alimentos17,4 milhões
Embalagens11,8 milhões
Garrafas e latas6,2 milhões
Tecidos5,2 milhões


Por que jogar lixo pela janela do carro?

A pesquisa revelou também as desculpas usadas pelos motoristas que costumam fazer as ruas de lixeira: 27%, evitar o mau-cheiro dentro do veículo; 22%, livrar-se da bagunça; 17%, preguiça de encontrar uma lixeira; e 16% põem a culpa no tráfego, que os impediria de parar o carro para jogar o lixo no lixo.

As estatísticas ficam mais assustadoras quando se leva em conta o tempo de decomposição dos objetos mais atirados: pontas de cigarro, de um a cinco anos; frutas, de dois a 12 meses; chiclete, cinco anos; plásticos, de 100 a 450 anos; alumínio, de 200 a 400 anos; vidro, 4 mil anos; metal, cerca de 100 anos.

Punição

Tanto na Inglaterra quanto no Brasil, atirar lixo para fora do carro é infração sujeita à multa. Lá, o mau exemplo pode custar a partir de 80 libras (cerca de R$ 250). Aqui, de acordo com a lei de número 5231 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração média, soma 4 pontos na CNH mais R$ 85,13. Lá e cá, entretanto, a punição praticamente inexiste devido à dificuldade de apanhar os infratores.

E você, o que acha que pode ser feito para evitar que motoristas joguem lixo para fora do carro?

2 comentários:

  1. amei a matéria.Estou escrevendo sobre incivilidade no transporte público, e esse texto complementa a minha idéia. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Aumentando a fiscalização, será possível punir quem joga lixo pela janela dos carros. É necessário aumentar o número de agentes de trânsito nas ruas das cidades brasileiras.

    ResponderExcluir