Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

21 de abr de 2012

Alunos fazem palestras para discutir o trânsito

Os estudantes das 16 instituições de ensino que participam do projeto Escola Amiga do Trânsito começaram nessa semana um ciclo de palestras que tem como público alvo a própria comunidade escolar.

A atividade faz parte de uma das etapas do programa, onde os alunos avaliam o comportamento de motoristas e pedestres no entorno da escola, colhem informações com moradores e pais, além de preparar palestras para conscientizar estudantes e professores.
Além de um panorama sobre o tráfego na região, as apresentações trazem também sugestões de melhorias e orientações para um comportamento seguro no trânsito.

Os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Luiz Leite iniciaram as apresentações. Jéssica Fernando Melo Cruz, de 13 anos, foi uma das participantes da apresentação. Ela disse que ficou surpresa ao notar quantas infrações são cometidas próximo à escola e como é importante discutir a educação no trânsito, especialmente entre os colegas.

“A gente percebe que todos têm a mesma preocupação por um trânsito mais seguro, mas muita gente continua fazendo coisa errada e por isso é preciso insistir e fazer esse trabalho educativo”, afirmou.

Matheus Prado Ferreira, 13, é um dos que se encaixam no exemplo dado por Jéssica. O adolescente admite que nem sempre respeita a sinalização quando está de bicicleta, embora considere importante que motoristas e pedestres tenham um comportamento seguro no trânsito.

“Eu gostei muito da palestra, porque é importante para a segurança de todo mundo. Eu às vezes, exagero um pouco quando estou de bicicleta e então é bom para a gente pensar melhor no que está fazendo”, disse Matheus.

As palestras na escola Luiz Leite serão realizadas com outras séries para atender a todos os estudantes da instituição.

As apresentações da próxima semana serão na Escola Municipal Elizabete de Paula Honorato, na Escola Estadual Wilma Ragazzi Boccardi e nos colégios Esfera e Saloni.
Escola Amiga do Trânsito.
 
Há sete anos, o Projeto Escola Amiga do Trânsito da Secretaria de Transportes leva aos estudantes das redes pública e particular uma nova visão sobre trânsito. A intenção é transformar a sala de aula no local para uma saudável discussão sobre o tema, buscando a conscientização de crianças e adolescentes.

Os estudantes das escolas e educadores do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), da Secretaria de Transportes, discutem como é possível transformar as ruas em lugares mais seguros para a convivência de todos.

No ano passado, foram abordadas cerca de 10 mil pessoas entre alunos, pais, professores, diretores e comunidade.

Um comentário: