Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

30 de jan de 2012

Guia Didático de Educação para o Trânsito

Caro(a) leitor(a),

É um prazer ter sua companhia nas 176 páginas do Guia Didático de Educação para o Trânsito. Juntos iremos viajar neste mundo de conhecimentos, repleto de provocações que nos fazem refletir em busca de alternativas para promover a segurança viária.

Sua participação nesta viagem é fundamental. Educar para o trânsito é muito importante. Temos observado no dia a dia que apenas punição não muda atitudes incorretas no trânsito, pois a violência viária é constante. É necessário investir em educação.

Uma educação que seja capaz de informar, orientar, construir e resgatar valores positivos, que seja capaz, ainda, de motivar e promover a mudança.

Nesta viagem, nossa primeira parada é nos “Fundamentos da Educação”, em que veremos o conceito e as características da aprendizagem e a educação para o trânsito baseada em valores.

Seguindo viagem, faremos uma visita aos “Documentos Oficiais” à procura da educação para o trânsito, tanto de forma direta como indireta.

Faremos também uma importante passagem pela “Educação de trânsito para crianças e adolescentes”. Lá refletiremos sobre os motivos, os conteúdos, os métodos e os responsáveis pela educação de trânsito para essa faixa etária.

Daremos, em seguida, uma entrada no “Trânsito como tema transversal na escola”, a fim de analisar as possibilidades e dificuldades de aplicação desse método educativo.

Encerraremos essa viagem visitando a “Comunicação e expressão oral e escrita”, buscando melhorar a comunicação viária e as campanhas educativas para o trânsito.

Boa viagem, boa leitura e ótima aprendizagem!

Irene Rios

Objetivos

Geral

Transmitir e aprimorar os conhecimentos sobre educação para o trânsito, promovendo a conscientização quanto às necessidades e possibilidades deste tema para a fluidez e segurança viária.

Específicos

  • Apresentar os fundamentos da educação e sua importância nos trabalhos educativos de trânsito.
  • Identificar a abordagem dada à educação para o trânsito nos documentos oficiais.
  • Disseminar conhecimentos que proporcionem um trabalho educativo de trânsito capaz de promover a aprendizagem em todas as faixas etárias.
  • Estudar as características das campanhas educativas para o trânsito com relação ao foco e ao público-alvo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral e escrita direcionadas à educação para o trânsito.

Unidade 1 – Fundamentos da educação
Nesta unidade, iremos refletir sobre a aprendizagem e suas características. Veremos também algumas causas da violência viária e a importância da educação para a aquisição de conhecimentos e valores que proporcionem a mudança de atitudes no trânsito.

Unidade 2 – A educação para o trânsito nos documentos oficiais
Analisaremos, nesta unidade, a presença da educação para o trânsito na Constituição da República Federativa do Brasil, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no
Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas resoluções.

Unidade 3 – Educação de crianças e adolescentes para o trânsito
Abordaremos a educação para o trânsito realizada com crianças e adolescentes: os motivos para educá-los para o trânsito, os conteúdos, os responsáveis, os métodos e os recursos educativos adequados.

Unidade 4 – O trânsito como tema transversal na escola
Nesta unidade, faremos uma reflexão a respeito do trabalho do professor e do trânsito como tema transversal na escola, bem como sobre o trânsito contextualizado com os conteúdos curriculares. Sendo ainda apresentados alguns exemplos de atividades transversais envolvendo as disciplinas do currículo escolar e o trânsito.

Unidade 5 – Comunicação e expressão oral e escrita
E por fim, trabalharemos com os tipos de linguagem: verbal e não verbal, a apresentação oral e escrita, as funções da linguagem, o uso de slides nas atividades educativas e as campanhas educativas para o trânsito.


15 comentários:

  1. Boa noite.
    Quando e onde posso adquirir o seu livro, em Portugal?
    Meu endereço: bernardino.eng@gmail.com

    Obrigado,

    José Bernardino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado José Bernadino,

      O Guia Didático de Educação para o Trânsito estará disponível para aquisição em abril. As condições serão informadas em breve.

      Agradeço pelo interesse,

      Um abraço,

      Excluir
    2. Olá Irene, gostaria de saber apenas se este belíssimo material vem com algum /cd ou dvd ? Um abraço! GCM Freitas

      Excluir
    3. Prezado Reinaldo,
      O livro não vem acompanhado de CD ou DVD. Abraços. Irene

      Excluir
  2. Natanael Cazuza:

    Boa tarde. Como faço para comprar esse guia?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ser informado de quando e onde adquirir esta obra. Agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, preciso muito desse livro. Como posso adquirir?
    Um abraço.
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    O valor do livro é R$ 49,00. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail ilhamagica@ilhamagica.com.br
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. olá,sou instrutor de trânsito gostaria de saber como faço para adquirir mais conhecimento nesta areá,para conscientizar os novos motoristas.
    uma frase que elaborei "motorista consciente trânsito diferente"

    att
    marcos roberto
    instrutor de trânsito

    abraço

    ResponderExcluir
  7. olá Irene muito bom o seu blogger foi o espaço mais informativo que encontrei em relação a educação no trânsito,sou estudante de pedagogia e pretendo fazer meu tcc sobre esse assunto então estarei visitando ele mais vezes também pretendo adquirir seus livros como fontes de pesquisa.Parabéns por todo seu trabalho e iniciativas!

    ResponderExcluir
  8. Olá Irene!
    Ministro aulas de Educação para o Trânsito no Ensino Médio. Gostaria de saber se o seu manual oferece textos para reflexões com atividades para serem trabalhadas com os aluno.

    Obrigada, Elha Negrão.

    ResponderExcluir
  9. Marcos e Déynha, agradeço pelo carinho e atenção.

    Elha, o livro não é especifico para este fim, mas apresenta dicas e textos que podem ser usados com alunos do Ensino Médio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Minha Cara, gostei muito,pois verdadeiramente é preciso tratar a educação no trânsito, com respeito a dignidade e zelando pelos valores éticos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde;
    Irene como faço para adquirir seu livro?

    ResponderExcluir