Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

7 de nov de 2011

Antecipar possíveis acontecimentos pode evitar acidentes


Segundo os preceitos da direção defensiva, a previsão ocorre simultaneamente com a atenção. Enquanto o condutor observa tudo com atenção, seu cérebro prevê e antecipa possíveis acontecimentos, agindo prontamente, sem ser tomado de surpresa.

São muitos os exemplos que podem ilustrar as previsões. Veja alguns, começando pelos mais óbvios.

Criança
 O condutor está dirigindo e uma bola rolando pela via: imediatamente PREVÊ que uma criança distraída venha logo correndo atrás da bola.

Ponto de ônibus
Ao passar por um ponto de parada, um ônibus desembarcando passageiros: ele PREVÊ que algum passageiro distraído tentará atravessar a rua, saindo repentinamente de trás do ônibus.

Veículos estacionados
Dirigindo pela via, você passa por alguns veículos estacionados e que alguns deles têm pessoas dentro e PREVÊ que alguém possa tentar desembarcar, abrindo subitamente a porta do veículo.

Saída de garagem
Logo adiante, um veículo saindo de uma residência, cujo motorista está olhando para outro lado: PREVÊ que ele poderá entrar na via perigosamente, porque não notou a sua presença.

Ciclista
O condutor VENDO que está na iminência de ultrapassar um ciclista, PREVÊ um possível movimento lateral brusco, comum entre os ciclistas.

Carro em ziguezague
Você que o carro à frente está com um comportamento estranho, do tipo ziguezague. É fácil PREVER que aquele motorista está desatento ou com problemas.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário