Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

14 de set de 2011

Semana Nacional de Trânsito - Detran - PA

Semana Nacional do Trânsito terá programação na Praça da República 


De acordo com um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Pará registrou no ano passado 23.616 acidentes, que resultaram em 12.464 feridos e 1.383 mortos. Somente em Belém, foram 10.320 acidentes no mesmo período, com 3.647 feridos e 130 mortos. Os números tornam-se mais preocupantes quanto se leva em consideração o fato de que a frota de veículos do Estado aumenta em uma taxa crescente, que de 2,73% entre 2008 e 2009, saltou para 8,96% no biênio seguinte.

Hoje, há mais de um milhão de veículos circulando em todo o território paraense - 309,9 mil só em Belém -, entre carros, motocicletas, caminhões, ônibus, etc. Para educar a população e tentar reduzir esses índices o Detran participa, anualmente, da Semana Nacional do Trânsito, programada para o período de 18 a 25 deste mês. A programação já acontece há uma década e este ano o tema propõe um balanço destes dez anos de ações de prevenção aos acidentes e mortes nas vias urbanas e estradas.

As crianças e jovens são o principal alvo da ação educativa, que terá lançamento neste domingo, 18, às 9 horas, na Praça da República, com uma série de atividades destinadas a estimular a consciência da prevenção. As crianças serão conduzidas pelo Capitão Prevenção, personagem criado pela Coordenadoria de Educação do Detran para uma pequena caminhada no entorno da praça, com representações do uso correto das faixas de trânsito, o significado das cores nos semáforos e outras dicas transmitidas por arte-educadores e pedagogos. Agentes de trânsito vão simular situações que acontecem no cotidiano.

Também será organizada uma marcha vai que seguirá até o anfiteatro da Praça da República, onde haverá apresentação de teatro interativo, na qual o espectador pode interferir e mudar o rumo da história para garantir um final feliz aos personagens, sempre em situações envolvendo o trânsito. Essa parte da ação é destinada a pessoas de qualquer idade.

Ao longo da semana, servidores do Detran participarão de uma maratona de qualificação, ministrada pela professora Irene Rios, especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino, de Santa Catarina. As pessoas que passam diariamente pelas agências de atendimento do Detran em Belém também receberão informações sobre trânsito durante blitzen educativas.

Capacitação - A programação da Semana Nacional do Trânsito no Detran prossegue no dia 21, com uma mesa redonda sobre educação para o trânsito, novamente com a participação da professora Irene Rios, que no dia seguinte, 22, dará início ao curso de capacitação para a equipe da Coordenadoria de Educação e Melhoria da Qualidade de Vida no Trânsito.

Ascom/Detran

Nenhum comentário:

Postar um comentário