Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

18 de fev de 2011

Caçapava faz campanha de trânsito para alertar pedestres

Objetivo é incentivar a população a atravesar sobre a faixa

E em Caçapava, uma campanha quer conscientizar quem dirige e quem anda a pé a respeitar a faixa de pedestres. A expectativa é que a iniciativa ajude a reduzir o número de acidentes. Desenho no chão alerta os pedestres sobre a importância de atravessar na faixa Quem passa por eles fica olhando. O que será isso? Uns até param para decifrar, mas poucos entendem o recado. O desenho de corpos estendidos no asfalto faz parte da nova campanha de trânsito, em Caçapava. A idéia é lembrar o que pode acontecer com quem não está nem aí para a sinalização e eles são maioria.  

Hábito 

A distância das pessoas do comportamento ideal no trânsito é tão pequena e ao mesmo tempo tão grande. Como respeitar a faixa de pedestre, por exemplo, quando sempre se quer ganhar tempo ou cortar caminho? Para que o respeito aconteça é preciso um exercício diário de educação e paciência. “Nós temos que aprender que precisamos atravessar na faixa. Acho que é um pouquinho de preguiça mesmo”, confessou a comerciante, Marta Monteiro.
 
A campanha

Para acelerar a educação e frear o desrespeito, cartazes, folhetos, policiais, agentes, bonecões e até música entraram na campanha que quer alertar a população para reduzir os índices de atropelamentos. Em 2009, a cidade registrou 19 acidentes envolvendo pedestres. Em 2010, foram 34. Aumento de quase 80%. Só em 2010, Caçapava teve mais que o dobro de acidentes registrados em São José dos Campos. “Tanto o motorista quanto o pedestre tem sua parcela de culpa. O pedestre, muitas vezes, quando está na faixa não é respeitado pelo motorista. Nós temos aquele vício do interior de achar que podemos atravessar em qualquer lugar. As distâncias são curtas e as pessoas procuram sempre o menor caminho para fazerem suas travessias”, explicou o secretário de Trânsito, Fernando Diniz Borges. 

Veja os dados sobre os atropelamentos na região 

Caçapava 2009 - 19 2010 - 34 Aumento de 79 % São José dos Campos 2009 - 13 2010 - 16 Aumento de 23% 
 
Fonte: Secretaria de Segurança e Trânsito Disponível em http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=90208 - acesso em 18/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário