Cadastre seu e-mail para receber nossas mensagens.

incluir retirar

18/05/2010

Especialização em Planejamento e Gestão de Trânsito - à distância

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
EAD CESUMAR

Planejamento e Gestão de Trânsito  

O curso tem como objetivo preparar profissionais para atuarem com questões do trânsito, visando qualificação na gestão, através do desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores, sob uma orientação técnica e humanística. Prepará-los na gestão e educação no trânsito, de forma a refletir e propor ações acerca dos novos modelos de organização social, visando propostas que busquem a qualidade de vida. Formar profissionais para o exercício de atividades relacionadas à gestão e segurança de trânsito, que contribuam para a geração e a aplicação de conhecimentos na área, fundamentados em princípios éticos, firmados na convivência social, também atuarem na área de consultoria e/ou assessoria em órgãos públicos e privados.  

Público-alvo 
Dirigido à profissionais com formação superior, que pretendam atuar ou que atuem em atividades no setor de trânsito, em soluções de trânsito e mobilidade urbana.  

Duração 14 meses – 450 horas  

nvestimento Valor da parcela: R$ 254,10 5% desconto de pontualidade. Valor pago no vencimento: R$ 241,39 

Aulas As aulas serão realizadas ao vivo, aos sábados, das 8h20 às 11h40, a cada três semanas, com apoio do Pólo mais próximo ou via internet.

As inscrições estão abertas. 

Diferencial: Módulo na Universidade Salamanca - Espanha 
 
METODOLOGIA Os cursos de pós-graduação da EAD-CESUMAR são compostos por dois Núcleos: Comum que são seis disciplinas comuns a todos os cursos na área de gestão e o Específico que são disciplinas específicas à área do curso.  

MATRIZ CURRICULAR  

Disciplinas e Professores  

Núcleo Comum
Gestão com Pessoas: Prof. Gretz e Dr. Dante Girardi
Estratégias Empresariais: Ângela Hirata e Dr. Mario L. Soares
Cenários Econômicos: Dr. Marcio Bobik
Estruturas de Marketing: Pablo Arteaga e Pós-Dr. Edmundo Pozes
Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gilberto Dimenstein e Dr. Luiz M. Luzio
Empreendedorismo e Inovações: Esp. Luiz Bernardi e Pós-Drª. Aline França  

Núcleo Específico
Legislação de Trânsito: Esp. Marcelo José Araújo
Medicina do Trânsito: Me. Sergio Ricardo Lopes de Oliveira
Educação de Trânsito: Esp. Irene Rios
Engenharia do Tráfego: Me. Lúcia Mª Brandão
Gerenciamento do Tráfego: Me. Lúcia Mª Brandão
Plano Diretor: Esp. Vera Maria de Oliveira  

Métodos
Metodologia de Pesquisa: Dr. Flavio Bortolozzi

Metodologia de Ensino: Esp. Márcia Previato
Produção de Trabalho Científico: Pós-Dr. Edmundo Pozes

Optativas
Comunicação Empresarial: Esp. Rafael Medeiros F.
Matemática Financeira: Me. Narciso Franzin 

EMENTA DO NÚCLEO COMUM  

Cenários econômicos - 30 horas

Objetivo: O objetivo da disciplina é apresentar os principais elementos da análise macroeconômica aplicados à realidade brasileira e globalizada. Pretende-se discutir a evolução recente da economia brasileira, as transformações ocorridas nas últimas décadas, os entraves existentes ao desenvolvimento e suas perspectivas comparadas ao crescimento do mundo globalizado.  

Ementa: Conceitos de Economia. Políticas macroeconômicas. Planos de estabilização brasileiros. Funcionamento do sistema econômico. Construção de cenários macroeconômicos. Conjuntura atual da economia brasileira e perspectivas. Ciclos econômicos. Crescimento e desenvolvimento econômico. Análise e interpretação dos cenários para a tomada de decisões nas empresas. Introdução à microeconomia. Estruturas de mercado. Integração econômica. Fluxo de capitais internacionais. Vulnerabilidade externa dos países e seu impacto na economia interna. Neoliberalismo e os governos Collor, FHC e Lula. Análise de cenários internacionais. Problemática da competitividade. Limites da política econômica na economia globalizada.  

Gestão com Pessoas - 30 horas

Objetivo: Analisar as mudanças no mundo contemporâneo e seus impactos na gestão de pessoas identificando o alinhamento entre gestão de pessoas e ambiente interno das organizações e possibilitando a gestão por competência. 
 
Ementa: Visões de mundo e concepções de pessoas no mundo do trabalho. Gestão estratégica de pessoas. Gestão de pessoas baseada em competências. Importância do papel do gestor na gestão de pessoas. Clima e cultura organizacional. Conceitos de clima e cultura. Importância do clima e da cultura na gestão de pessoas. Trabalho em equipe. Características de uma equipe efetiva de trabalho. Papel do líder no desenvolvimento da equipe. Gestão de desempenho. Gestão de desempenho por competências. Treinamento, desenvolvimento e educação: conceitos e importância. Ações gerenciais destinadas ao TD&E. Planejamento e desenvolvimento de carreira. Tipos de carreira. Papel do gestor no desenvolvimento de carreira. 
 
Estratégias Empresariais - 30 horas

Objetivo: Proporcionar aos participantes o conhecimento dos principais conceitos e das diferentes metodologias para desenvolver e implementar o planejamento empresarial em nível estratégico. Desenvolver a capacidade analítica e crítica dos participantes frente ao planejamento estratégico aplicado às organizações. 
 
Ementa: Definições: políticas de negócios, missão, visão, metas, objetivos. Ambiente: fatores, tarefas indústria, ambiente competitivo, oportunidade, ameaça. Capacidade da companhia: aptidões da empresa, análise interna, cadeia de valor, recursos, objetivos estratégicos. Estratégia coorporativa: análise e avaliação do portfólio, estratégias genérica e específica, análise das estratégias, estrutura da análise swot, matriz GE, ciclo de vida do produto. Estratégias empresariais de um único produto: formulação de estratégia empresarial. Implementação de estratégia. Avaliação da estratégia: critérios. 
 
Estruturas de Marketing - 30 horas

Objetivo: Fornecer ao aluno um entendimento do processo de desenvolvimento de estratégias de marketing, os problemas associados a este e à forma como uma empresa deve implementá-lo. Ao final da disciplina, o aluno terá visto diversos conceitos e modelos que lhe possibilitarão criar estratégias de marketing e saber como administrá-las. 
 
Ementa: Fundamentos do marketing: modelo geral de marketing. Novo papel do marketing: mercado internacional, mercado-alvo, mercados segmentados por alvo estratégico. Produtos: ciclo de vida, desenvolvimento, marcas e outras característica, estratégias de Mix de produtos. Comunicação em marketing: vendas, propaganda, promoção e relações públicas. Distribuição: canais e logística, varejo, atacado, distribuição física. Processo de decisão de compra: mercado comercial e industrial, consumidor. Pesquisa de mercado: processos, tipos, fontes. Determinação do preço: objetivos e métodos para estabelecer preços.  

Responsabilidade social e sustentabilidade - 30 horas

Objetivo: Proporcionar oportunidade de reflexão e desenvolvimento de conhecimento acerca da importância das organizações empresariais no contexto do desenvolvimento sustentável, caracterizando a responsabilidade social coorporativa e compreendendo suas relações com a sociedade e os governos. Conhecer a evolução da qualidade social e ambiental e de sua gestão; Desenvolver visão crítica sobre Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Empresarial. Sensibilizar para estudos aprofundados e práticas na área.
 
Ementa: Conceituação. Responsabilidade social das organizações. Função social das empresas, compromisso social e gestão empresarial. Dimensões da responsabilidade social. Modelos de indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Sistemas de responsabilidade social e a interface com as organizações de prestação de serviços públicos. Caracterização do conceito de meio ambiente. A questão sócio-ambiental. Políticas ambientais no Brasil. Exigências sócio-ambientais em arranjos produtivos. Estudos de caso de referências nacional e internacional.  

Empreendedorismo e inovações -30 horas

Objetivo: Despertar nos alunos uma postura empreendedora que os motivem a construir projetos e desenvolver idéias de novos negócios. Por meio do conhecimento de como e quando inovar, ferramentas, processos e aplicabilidade da inovação nos negócios, capacitá-los a tornarem-se gestores da inovação.  

Ementa: Introdução ao empreendedorismo e inovação. Perfil empreendedor. Processo empreendedor. Ecossistema empreendedor. Perfil inovador. Processo inovador e ecossistema inovador. Aproximação conceitual ao processo de inovação tecnológica. Seqüência invenção-inovação-difusão. Causas da inovação tecnológica e tipos de inovações. Etapas e atividades do processo da inovação. Modelos do processo de inovação tecnológica e sistemas de inovação. Perspectivas teóricas para análise do empreendedorismo. Papel econômico dos novos negócios. Inovação e processo de empreender. Vínculos sociais e empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. Infraestrutura de apoio ao empreendedorismo.  

Matemática Financeira - 30 horas

Objetivo: Analisar os fundamentos de matemática financeira e do jargão utilizado no mercado pelos profissionais da área, de modo a proporcionar uma visão panorâmica e objetiva de conceitos e aplicações mais frequentes da matemática financeira no cotidiano de empresas e mercados. 
 
Ementa: Conceitos básicos de matemática financeira: diagrama de fluxos de caixa, juros simples, juros compostos, taxas de juros. Séries uniformes e não uniformes: conceitos e classificações, séries uniformes, progressão geométrica; sistemas de amortização, sistema francês de amortização e Sistema de amortização constante, séries não uniformes. Tipos de taxa de juros e Spread: taxa de juros efetiva e taxa de juros nominal, taxa de juros aparente e taxa de juros real; spread. Métodos de avaliação de investimentos: pay-back; valor presente líquido e taxa interna de retorno, diferença entre os critérios de avaliação.  

Comunicação Empresarial – 30 horas

Objetivos: 
- Ampliar o conhecimento da norma lingüística padrão (comunicação e níveis de linguagem); - Evidenciar a comunicação organizacional como estratégica e essencial no âmbito Empresarial; 
- Oferecer instrumentos que possam melhorar habilidades comunicacionais verbais (oral e escrita) e não-verbais no âmbito profissional; 
- Oferecer conhecimentos específicos e técnicas de apresentação em público, de redação e de interação face a face (comunicação não-verbal). 
 
Ementa: Comunicação empresarial e níveis de linguagem; Comunicação oral, escrita e não-verbal nas organizações; Dialetos sociais; Como escrever bem; Como evitar ruídos, redundâncias, pleonasmo; clichês; técnicas de comunicação oral; fases de uma apresentação; Como organizar a estrutura de uma apresentação e como deve ser a exposição durante uma apresentação. 
 
EMENTA DO NÚCLEO ESPECÍFICO 
 
Legislação de Trânsito – 30 horas Sistema Nacional de Trânsito. Normas gerais de circulação e conduta. Dos pedestres e condutores de veículos motorizados. Do cidadão. Da educação para o trânsito. Da sinalização de trânsito. Código de trânsito Brasileiro – CTB, Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Aplicabilidade das penalidades para crimes de trânsito face as leis vigentes.  

Medicina do Trânsito – 30 horas Noções de fisiologia do corpo humano. Atendimento as vítimas. Álcool. Ambulâncias. Alimentação. Socorros de urgências. Atendimentos no local do acidente. Atendimento no Pronto Socorro. Procedimentos de emergência. Funções do atendente no local e do médico. Histórico de acidentes e formas de socorro. Formação do profissional de atendimento. 
 
Educação de Trânsito – 30 horas Histórico da legislação e da realidade da educação de trânsito. Constituição, Código de Trânsito e obrigatoriedade da educação para o trânsito. Convergência entre a educação para o trânsito e educação escolar. Educação para o trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas profissionais e amadores. Integração educacional entre a comunidade e trânsito. Relações humanas e ética.  

Engenharia do Tráfego – 30 horas Elementos do sistema de trânsito. Previsões e crescimento de volumes de trânsito. Problemas de estacionamento e soluções possíveis. Problemas de transporte coletivo, transporte de produtos perigosos. Segurança e acidentes de trânsito: contramedidas. Análise de acidentes de trânsito em função da via. Política viária e engenharia. Controle do fluxo e da velocidade. Trânsito dos pedestres e motorizados. Sinalização, sua manutenção e melhoramentos. Tecnologias de tráfego e engenharia de tráfego. 

Gerenciamento do Tráfego – 30 horas Estrutura administrativa do sistema nacional de trânsito. Áreas administrativas de trânsito. Agente de fiscalização do trânsito. Convênios administrativos de trânsito. Competências administrativas de trânsito da polícia militar. Responsabilidades e competências legais do gestor de trânsito atribuídas pela legislação vigente. Recursos financeiros do trânsito. Gerenciamento do trânsito e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Qualidade no gerenciamento do trânsito. Perfil do gerente de trânsito. Acompanhamento e análise de desempenho.  

Plano Diretor – 30 horas Fundamentação, elaboração, implementação e gestão. Base conceitual e princípios. Produção do espaço urbano, estudo de caso: Plano Diretor de desenvolvimento Urbano. Diagnóstico. Envolvimento com a Câmara Vereadores. Secretaria de Planejamento. Elaboração do projeto. 
 
PROFESSORES DO NÚCLEO COMUM  

Aline França de Abreu - Doutora em Information Technology - University of Waterloo, é docente de graduação e pós-graduação da UFSC.  

Ângela Hirata – Diretora Executiva Comercial das sandálias Havaianas, é Especialista em Comércio Internacional e Graduada em Administração de Empresas.  

Dante Marciano Girardi - Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC, Mestrado em Administração – UFRS e docente de graduação e pós-graduação da UFSC.  

Edmundo Pozes - Pós-Doutor em Administração pela Pacific Southern University e em Economia pela Universidad de Salamanca. Doutor em Educação pela PUC/SP. Foi Executivo do Sebrae Nacional, Lojas Americanas, Villares e Metrô de São Paulo. Autor de livros. Avaliador MEC/INEP.  

Flávio Bortolozzi – Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas - Informática - na Universite de Technologie de Compiègne. É consultor e avaliador do MEC/INEP, consultor do CNPQ e da CAPES e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão do CESUMAR.  

Gilberto Dimenstein - é colunista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN. Já foi diretor da Folha de S. Paulo e correspondente internacional em Nova Iorque. Trabalhou também no Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Última Hora, revista Visão e Veja. 
 
Luís Miguel Luzio – Doutor em Ciências Sociais PUC/SP e Mestre em Administração – UEL, é docente de graduação e pós-graduação da UEL.  

Luiz Antonio Bernardi – Autor de livros de Empreendedorismo da Editora Atlas, Mestrando em Finanças pela PUC-SP, Contabilista e Administrador de Empresas.  

Márcio Bobik Braga - Doutor em Economia – USP, autor de livros em Economia da Editora Saraiva e Livre Docente - USP.  

Mário Luiz Soares - Doutor em Administração – USP e Mestre em Administração pela UFRS, é Diretor da Axis Pro Consultoria e docente de graduação e pós-graduação da UNIPAR.  

Pablo de Arteaga - Diretor de Atendimento da AFRICA Agencia de Publicidade, trabalhou no grupo BBH em Londres, atendeu globalmente as contas de Becel (Unilever) e Johnnie Walker (Diageo). Também tem passagem pela Y&R, onde trabalhou com a conta da Vivo e Leo Burnett – foram quatro anos no Brasil (com Fiat) e dois anos na Leo Burnett México (Philip Morris), é Graduado em administração de empresas pela ESPM e especialista em Marketing. Paulo Itacarambi – Diretor-Executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Mestre em Administração Pública e Engenheiro civil. 
 
Prof. Gretz - Conferencista em todo o Brasil, já fez mais de 3.500 palestras nos últimos 25 anos, tratando de Gestão com Pessoas. Premiado com o troféu TOP OF MIND 2004, na categoria Palestrante do Ano - como o palestrante mais lembrado do Brasil, com os votos de milhares de profissionais de RH em todo o país.  

PROFESSORES DO NÚCLEO ESPECÍFICO 

Irene Rios - Especialista em Ambiente, Gestão e Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Consultora, conferencista e autora de artigos e livros na área de Educação para o Trânsito.  

Lúcia Maria Brandão - Mestre em Engenharia de Transportes – USP e Engenheira Civil. Consultora em Engenharia de Tráfego, Transportes e Transporte Público. Foi Diretora de Operações da Companhia de Urbanização de Londrina e Diretora de Trânsito e Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina.

Marcelo Jose Araujo – Doutor em Direito - UFPR. Atualmente é assessor jurídico do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná, articulista semanal sobre questões de trânsito - Jornal Estado do Paraná e membro do Instituto dos Advogados do Paraná.  

Sergio Ricardo Lopes de Oliveira - Mestre em Ciências da Saúde – UEM, tendo como tema as normas de segurança para o transporte de crianças em automóveis. Doutorando da Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduado em Medicina – UEM.  

Vera Maria de Oliveira - Engenheira e Gerente de Apoio Operacional da Secretaria de Transporte de Maringá – Paraná.

Informações:

CESUMAR
Av. Guedner, 1.610 – Jardim Aclimação – Maringá/PR – CEP: 87050-390
Fone/Fax (044) 3027.6360 – Web site: http://www.cesumar.br/

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quando termina a inscrição.
    As Provas são presenciais.
    Tem aulas presencias.


    Meu Site: horstmohr@hotmail.com

    ResponderExcluir