Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

1 de mai de 2010

DETRAN nas Escolas

Detran-PE realiza curso de Formação de Instrutor de Trânsito para professores estaduais. 

O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades estará implantando a partir do mês de maio, o Programa Detran na Escola, mais uma ação pioneira de Pernambuco, na área de educação no trânsito. 

A novidade é que, em parceria com a Secretaria de Educação, o Detran-PE vai promover o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico, que vai capacitar professores da rede estadual para o exercício da função (Instrutor de Trânsito) em instituições de ensino médio. 

De 3 de maio a 3 de junho, 120 professores da rede pública serão capacitados em quatro pólos: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Petrolina. O curso terá carga horária de 136 horas/aula, ministradas pelos técnicos da Coordenadoria de Educação do DETRAN-PE. 

Após a qualificação, os professores receberão o certificado de Instrutor de Trânsito, e estarão aptos a transmitir aos alunos do 3º ano do ensino médio, a formação teórico-técnica necessária para a 1ª habilitação, na própia escola, como atividade extracurricular. 

A estimativa é de que cerca de 2 mil alunos sejam beneficiados com o projeto. O candidato que possuir o certificado emitido pela escola, autenticado no Detran, poderá abrir seu processo para a 1ª habilitação ao completar 18 anos. Ele apenas fará as aulas práticas, a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, uma vez que já freqüentou as aulas do curso teórico-técnico, no ensino médio, conforme à resolução nº 265/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Por meio do sistema Rede de Formação (REFOR), o DETRAN-PE cadastrará os estudantes e seus professores, para que sejam registrados e acompanhados pela equipe de educação de trânsito. 

No segundo semestre, o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico-Técnico acontecerá em outros polos do estado. 

Fonte: 
http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=487:detran-nas-escolas&catid=2:transito&Itemid=256 (acessado em 01/05/2010)

Capacitar os professores para ministras as aulas previstas na resolução 265 do Contran é o ideal. Eles possuem a didática e sabem como lidar com os adolescentes.

É importante que esse exemplo seja seguido por outros estados!

Irene Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário