Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

6 de mar de 2010

Mulheres se envolvem menos em acidentes

Jornale (PR) Mulheres são mais cuidadosas ao volante. "Mulher ao volante, perigo constante". Qual motorista não ouviu a piada sexista, exemplo do preconceito contra as mulheres que ocupama, cada vez mais, o espaço masculino. E não apenas no trânsito.
A verdade, no entanto, é bem diferente.As mulheres, em geral, são melhores motoristas do que homens. Ao menos são mais cuidadosas Dados dos Departamentos Nacional e Estadual de Trânsito (Denatran e Detran/PR) revelam que elas se envolvem menos em acidentes de trânsito. No ano passado, dos mais de 64 mil condutores envolvidos nos 37.716 acidentes, registrados no estado com vítimas, apenas 14% (9.176) eram mulheres. Destes acidentes, 10.760 ocorreram em Curitiba com aproximadamente oito mil motoristas do sexo masculino contra 1.693 do sexo feminino. As mulheres representavam, no final de 2009, cerca de 30%, dos mais de quatro milhões de motoristas paranaenses.
E por baterem pouco o carro, as mulheres pagam menos pelo seguro do veículo. ''Quando elas se envolvem em acidente o carro não amassa muito porque, geralmente, o acidente ocorre em baixa velocidade e por isso, muitas vezes, elas nem utilizam o seguro", esclarece o corretor de seguros João Camargo.
''A cautela e a prudência que a mulher têm no trânsito acaba a rotulando de barbeira, mas não é bem assim. Na verdade, elas não são tão agressivas e competitivas como alguns homens no volante", afirma o advogado especialista em direito no trânsito, Marcelo Araújo.
Para ele, a ascensão profissional das mulheres fez com que elas se interessassem cada vez mais pelos automóveis e cabe a sociedade se adaptar a essa novidade realidade. ''O trânsito é repleto de diversidades e o bom motorista é aquele preparado para se adequar a elas. Uma mulher mais paciente pode ser uma fator de distração para um motorista mais apressado, assim como um caminhoneiro que atrapalha a visibilidade", defende. Fonte: http://www.perkons.com.br/index.php?page=noticias&sub=ultimas-noticias&subid=8011 (acesso em 06/03/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário