Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

10 de mar de 2010

Cetran-MS promove workshop de educação e segurança no trânsito

O objetivo é aumentar o número de profissionais para trabalhar a Política de Educação e Ensino para o Trânsito em todas as disciplinas do currículo escolar.

A partir de abril, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) vai oferecer Workshop de Educação e Segurança no trânsito nos municípios de Mato Grosso do Sul. O projeto é voltado para professores, coordenadores pedagógicos, diretores da Rede Pública e Particular de Ensino, técnicas em educação de trânsito e acadêmicas do curso de Pedagogia.

O objetivo é aumentar o número de profissionais para trabalhar a Política de Educação e Ensino para o Trânsito em todas as disciplinas do currículo escolar. Além da municipalização do trânsito, uma das mais significativas inovações é que, pela primeira vez, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a implementação da educação para o trânsito em todos os níveis de ensino. O Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Cetran-MS, para atender ao disposto no CTB, encaminhou um pedido de pronunciamento ao Conselho Estadual de Educação pedindo orientação sobre a Educação e Ensino para o Trânsito. O Conselho Estadual de Educação deliberou, por meio de um parecer orientativo, o encaminhamento sobre a Educação e Ensino para o Trânsito, na educação básica e suas modalidades.
A
 Secretaria de Estado de Educação aprovou a resolução nº 2.037, em 6/11/2006, com o seguinte título: Política de Educação e Ensino para o Trânsito de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino. Assim, o Estado de Mato Grosso do Sul tem uma Política de Educação e Ensino para o Trânsito, e, pela urgência social desse tema, deve ser implantada em toda Rede Escolar do Estado visando preservar vidas e diminuir os gastos na saúde pública com os acidentes de trânsito.

 Desde a promulgação do CTB, em janeiro de 1998, os especialistas na área de trânsito aguardavam que o Departamento Nacional de Transito (Denatran) elaborasse as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no ensino infantil e fundamental. Em 2 de junho de 2009, através da portaria nº. 147, o Denatran publicou as diretrizes com a finalidade de trazer um conjunto de orientações capazes de nortear a prática pedagógica voltada ao tema trânsito. Este projeto pretende oferecer a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito; que promovam o respeito e a valorização da vida.

Fonte: Cetran-MS 

Disponíel em: Notícias MS http://www.portalms.com.br/noticias/CetranMS-promove-workshop-de-educacao-e-seguranca-no-transito/Mato-Grosso-do-Sul/Educacao/959576117.html (acesso em 10/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário