Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

22 de fev de 2010

Programa incentiva a carona entre os servidores públicos


Cidade Administrativa. Colegas se revezarão ao volante no trajeto até a nova sede do governo estadual. 

Projeto já testado começa hoje a ser praticado entre os funcionários. 

Os cerca de 1.800 servidores que começam a trabalhar hoje na Cidade Administrativa (nova sede do Governo Estadual) terão na carona solidária uma boa alternativa para se deslocar até o local, no bairro Serra Verde, região Norte da capital. A partir de hoje, eles poderão se cadastrar no programa MelhorAr, que promove a prática entre os funcionários. Por meio de um sistema disponível na internet, cada participante registra seu local de origem e horários de chegada e saída. Após um cruzamento de dados, o programa gera um plano de rotas que permite que os servidores combinem as caronas. A expectativa dos organizadores é de que participem do projeto pelo menos 2.400 dos cerca de 16 mil servidores que trabalharão na nova sede - a conclusão da mudança está prevista para julho. Uma versão em menor escala do MelhorAr vinha sendo testada no Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e servirá como base para a implementação do programa na Cidade Administrativa. Renata Meirelles, coordenadora do projeto piloto, conta que, dentre os resultados observados, destaca-se a melhor convivência no ambiente de trabalho. "A gente enxergou que muitos colegas não tinham contato, mesmo morando perto e trabalhando no mesmo lugar", revela Renata. É o caso do analista de informática Lucas Assumpção, 21, que é servidor do Sisema e está entre os funcionários que, a partir desta semana, passarão a trabalhar na nova sede. "Encontrei três colegas que eu já conhecia e não sabia que moravam no meu bairro. Além do benefício da economia e da redução de veículos em circulação, a gente ganha na companhia e fortalece as amizades", observa Lucas, que pratica a carona de duas a três vezes por semana com os novos amigos. Outro exemplo é o relações-públicas Leandro Rocha, 27. "Descobri uma colega que mora no prédio ao lado do meu e mais duas pessoas que têm um trajeto em comum. É uma ideia que vale a pena multiplicar", recomenda Leandro, lembrando ainda que o sistema registra hábitos dos participantes e dá dicas para um bom relacionamento. 

Dicas do MelhorAr 

Cigarro. 
Antes de acender, pergunte ao companheiro se ele vai ficar incomodado. 

Lanche. 
Pergunte ao condutor se há problema comer ou beber no interior do veículo. 

Som. 
Mantenha um volume agradável. Respeite o gosto musical do condutor. 

Manias. 
Evite mexer no ar-condicionado, janela, banco e rádio do carro sem a permissão do condutor.  

Horários. 
Condutor e caroneiro contam com a pontualidade um do outro. Faça o combinado.

Imprevistos. 
Caso apareça alguma surpresa que impeça a carona, avise com antecedência, por telefone.

Volume 

20 mil servidores e visitantes são esperados diariamente na Cidade Administrativa.


2.400 adeptos é a estimativa da organização. 

Benefício 

Veículos ganharão 600 vagas. A adesão ao projeto trará benefícios para os condutores. Uma das ferramentas avaliadas é a concessão de 600 vagas de estacionamento para os carros cadastrados. Outras medidas ainda serão estudadas, como a realização de convênios com postos de lavagem e oficinas. Para usufruir das vantagens, os automóveis terão adesivos de identificação. Para realizar o registro, condutores e caroneiros precisarão apresentar identidade, carteira de habilitação e documento do veículo, entre outros.

Promoções terão "casadinha" com ecobags 
Os já tradicionais sorteios realizados pelo jornal O TEMPO e pelo portal O TEMPO Online trazem agora uma novidade: os ganhadores das próximas promoções serão contemplados também com uma ecobag da campanha "Cabe um amigo no seu carro. Carona Solidária: vamos nessa!". Hoje, serão sorteados 25 pares de ingressos de cinema para assinantes do jornal. Ao retirar o prêmio, nos dias 24 e 25, os ganhadores já poderão levar para casa a sacolinha, produzida com material ecologicamente sustentável. Os interessados devem ligar até as 13h de hoje para (31) 3209-0024. Os assinantes não serão, no entanto, os únicos que terão a oportunidade de ganhar a ecobag. Fique atento às próximas promoções disponíveis em www.otempo.com.br/entretenimento. Publicado em: 22/02/2010 

Fonte: 
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1579&IdCanal=6&IdSubCanal=&IdNoticia=134450&IdTipoNoticia=1 (acesso em 22/02/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário