Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

27 de jan de 2010

Educação no Trânsito realiza oficinas em escolas de TL

A Divisão de Educação no Trânsito da Prefeitura de Três Lagoas já iniciou as atividades deste ano com a realização de oficinas para professores da rede pública e particular do município.

Nesta semana a escola Salesiano Dom Bosco recebeu a oficina de educação no trânsito ministrada pela professora Creusa Ramos Monteiro Ferreira, chefe da Divisão de Educação no Trânsito do DEPTRAN (Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários). A oficina coloca em prática a Portaria nº147 do DENATRAN, em vigor desde o ano passado, que traça parâmetros de como trabalhar a educação no trânsito.

O objetivo das oficinas, segundo Creusa, é ensinar o professor para que ele possa repassar aos alunos, com foco nas crianças. “Não ficamos presos somente as leis. É importante trabalhar com as pessoas, em especial com as crianças, valores como respeito, colaboração, compreensão, ética. Aí estamos formando um cidadão para o trânsito, pois não adianta o motorista ter o conhecimento de toda a máquina e não respeitar o direito das pessoas nas rodovias. E ensinando as crianças é mais fácil mudar o futuro”, explicou Creusa. As atividades iniciadas neste já estavam agendadas desde o ano passado.

Outras escolas também receberão as oficinas, como é o caso da Funlec, no próximo dia 29, e posteriormente a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa. As escolas que tiverem interesse em desenvolver este trabalho voltado para a educação no trânsito devem procurar a professora Creusa, junto ao DEPTRAN. “Este acompanhamento nas escolas é importante até mesmo para orientar projetos que podem vir a concorrer prêmios, como ocorreu em 2009 com a Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, com o projeto Educação para o trânsito – os corujinhas do trânsito, que ganhou o Prêmio CETRAN na Categoria Instituição Regular. São iniciativas como esta que devemos ressaltar e que ajudam a melhorar as atitudes nas vias públicas”, reiterou Creusa. A professora de Redação do Ensino Médio, Virna Vieira Leite, participou da oficina e considera importante este tipo de atividade. “Com o crescimento de Três Lagoas, é fundamental que a população e principalmente as escolas tenham preocupação com a educação. O curso foi muito proveitoso e nos auxilia em como conscientizar os alunos sobre as questões do trânsito”, avaliou a professora.

Fonte: http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=19019 (acesso em 27/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário