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9 de out de 2009

Gincana Cultural de Trânsito

A gincana é uma excelente estratégia de educação para os adolescentes, geralmente há uma grande participação dos alunos. Muitas vezes os que costumam ser indiscplinados nas aulas lideram a equipe e se destacam. É uma ótima oportunidade de descobrir e valorizar os talentos, educando para o trânsito. Abaixo algumas sugestões de tarefas para uma Gincana Cultural de Trânsito.

1. Dramatizar uma paródia educativa de trânsito. Tempo máximo de duração: 10 minutos.

 2. Em uma rua movimentada de seu bairro, observar a quantidade de ônibus que circula no horário das 15 às 16 horas, em três dias. Apresentar a comissão julgadora um relatório estatístico, contendo a média dos três dias e a quantidade mensal, naquele horário.

3. Entrevistar um agente de trânsito. A entrevista deve conter 5 perguntas. Apresentar por escrito à comissão julgadora, a entrevista com perguntas e respostas.

4. Cada equipe deverá trazer três frases educativas para o trânsito.

5. Entrevistar um motorista que possua mais de 20 anos de experiência, trabalhando com transporte coletivo e que nunca tenha sido multado. Dois membros da equipe devem dramatizar a entrevista. Tempo máximo de duração 10 minutos.

 6. Apresentar à comissão julgadora uma paródia relacionada à direção de moto e/ou bicicleta, criada pelos alunos. Tempo máximo de duração: 5 minutos.

7. Em uma rua movimentada de seu bairro, observar a quantidade de motos que circula no horário das 15 às 16 horas, em três dias. Apresentar a comissão julgadora um relatório estatístico, contendo a média dos três dias e a quantidade mensal, naquele horário.

8. Entrevistar um moto boy que possua mais de 5 anos de experiência, que nunca tenha sido multado. Apresentar a comissão julgadora um relatório com a entrevista.

9. Entrevistar a vítima de um acidente com moto, que tenha sofrido seqüelas. Dois membros da equipe devem dramatizar a entrevista. Tempo máximo de duração: 10 minutos.

10. Entrevistar um bombeiro sobre seu trabalho no trânsito. Apresentar à comissão julgadora a entrevista por escrito, contendo cinco perguntas com as respectivas respostas.

11. Apresentação de texto relacionado à condução de bicicleta.

12. Em uma rua movimentada de seu bairro, observar a quantidade de automóveis que circula no horário das 15 às 16 horas, em três dias. Apresentar a comissão julgadora um relatório estatístico, contendo a média dos três dias e a quantidade mensal, naquele horário.
 
13. Entrevistar um motorista de automóvel que possua mais de 20 anos de carteira de habilitação, que nunca tenha sido multado. Apresentar a comissão julgadora um relatório com a entrevista.

14. Em uma rua movimentada de seu bairro, observar a quantidade de automóveis que circula no horário das 18 às 19 horas, em três dias. Apresentar a comissão julgadora um relatório estatístico, contendo a média dos três dias e a quantidade mensal, naquele horário.

15. Entrevistar a vítima de um acidente com automóvel, que tenha sofrido seqüelas. Apresentar a comissão julgadora um relatório com a entrevista, contendo cinco perguntas e as respectivas respostas.

16. Entrevistar um médico que trabalha na emergência do hospital mais sobre o atendimento à vítimas de acidentes de trânsito. Dois membros da equipe devem dramatizar a entrevista. Tempo máximo de duração: 10 minutos.

17. Apresentar à comissão julgadora uma paródia relacionada ao comportamento do pedestre, criada pelos alunos. Tempo máximo de duração: 5 minutos.

18. Em uma rua movimentada de seu bairro, observar a quantidade de pedestres que circula no horário das 15 às 16 horas, em três dias. Apresentar a comissão julgadora um relatório estatístico, contendo a média dos três dias e a quantidade mensal, naquele horário.

19. Entrevistar um pedestre, que anda mais de 2 km por dia em ruas movimentadas. Apresentar a comissão julgadora um relatório com a entrevista, contendo cinco perguntas e as respectivas respostas.

20. Entrevistar uma vítima de atropelamento, que tenha sofrido seqüelas. Dois membros de cada equipe deverão dramatizar a entrevista. Tempo máximo de duração: 10 minutos.

21. Apresentação de paródia relacionada ao Transporte Escolar, criada pela equipe. Tempo máximo de duração 5 minutos.

22. Apresentar à Comissão Organizadora, uma bicicleta com maior número de acessórios (enfeites) e decorada com frases decorativas sobre o transito.

Irene Rios

Um comentário:

  1. isso não tem nada a ver com a transcon não né

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