Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

25 de set de 2009

Semana de Trânsito: DETRAN-BA encerra ciclo de palestras com a professora Irene Rios



“Métodos e Técnicas de Educação para o Trânsito” foi o tema abordado pela educadora e escritora da área de trânsito Irene Rios, que encerrou nesta quinta-feira (24) o ciclo de palestras do Seminário Pedagógico de Educação para o Trânsito no auditório do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA).

A palestrante ressaltou a importância da educação continuada para prevenir e trazer segurança e tranquilidade no trânsito através de mudanças de atitudes e aprendizagem, fazendo com que as crianças e os jovens pensem e mudem de atitude. Sendo assim ela destacou que existem várias formas e metodologias para atrair as diferentes faixas etárias usando os recursos adequados.

Com as crianças, a metodologia utilizada é o lúdico, a literatura, jogos e músicas. O objetivo é construir cidadãos respeitados, tolerantes e com conhecimento adequado se ter um trânsito mais seguro. Já com os jovens é preciso usar uma metodologia mais real, levá-lo a palestras com pessoas ou familiares que sofreram acidentes ou vídeos educativos com cenas reais de acidentes no trânsito. “É preciso levá-los a vivenciar a educação no trânsito” disse Rios.

A educadora ainda ressaltou que é preciso um trabalho conjunto entre família, escola e meios de comunicação. Sendo que este último, passa geralmente a informação errada, através de filmes e propagandas de carros que valorizam o excesso de velocidade. Já as escolas têm que conciliar o tema educação no trânsito com as outras matérias curriculares para atrair o interesse do aluno e colocar sempre esse assunto em pauta.

Esse trabalho de aprendizagem tem que ser contínuo e dinâmico para transformar a atitude e levar à reflexão com o propósito de se ter um trânsito mais seguro.

Para finalizar o seminário, a diretora da Escola Pública de Trânsito, Ana Cristina Regueira agradeceu a todos que ajudaram para a realização do evento e aos palestrantes, e ainda lembrou. “O trânsito é coletivo, não é feito apenas pelo DETRAN ou pela Transalvador, mas sim por todos os cidadãos”, afirma. Ela espera que a Semana Nacional de Trânsito tenha sensibilizado a todas as pessoas, levando-as a refletir, escolher e trilhar o melhor caminho para se alcançar a paz no trânsito que tanto se almeja. É importante ressaltar que a programação faz parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, que iniciou no ultimo dia 18 e término na manhã desta sexta-feira (25/09).

Fonte: http://www.teixeiranews.com.br/news/print.php?id=5293&sess=18 (acesso em 25/09/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário