Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

20 de ago de 2009

Condutores autuados na Semana de Trânsito poderão ser ‘perdoados’

FRANCISCO BELTRÃO 20/08/2009 às 08:37 Leandro Czerniaski Realizada anualmente de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito deste ano terá como tema central a educação de condutores e pedestres, tendo como lema ‘Educação: conviver é preciso’. Para repassar mais informações sobre a campanha, a diretora do Departamento Beltronense de Trânsito, Elaine Stalbaum, explanou na reunião da Acefb na última terça-feira para empresários e autoridades presentes, ressaltando a importância da educação no trânsito e dizendo para que condutores busquem resgatar a cordialidade, o respeito e a cortesia.
Dentre as novidades para este ano, uma deve mesmo criar consciência nos condutores infratores. A idéia é de que os motoristas que forem autuados em situação de infração recebam um convite para participar de uma palestra, no dia 25 no Espaço da Arte, apresentando sua infração e 1kg de alimento não perecível e receberá o comprovante de participação. “Todo aquele que não participar da palestra, infelizmente será emitido o auto de infração pela não presença em uma fase que nós consideramos de educação”, acrescenta Elaine. Os alimentos arrecadados serão repassados ao Rotary Club, que os encaminhará à entidades do município. Tema está em alta Realmente, a educação (ou a falta dela) é um dos temas em destaque nos dias atuais, principalmente no trânsito caótico das grandes cidades. Em Francisco Beltrão, no ano passado, a campanha ‘Consciência em Trânsito’, realizada pelo Debetran em parceria com outros órgãos alertou a população, principalmente para com relação a educação que motoristas e pedestres devem ter ao trafegar em vias públicas.
A diretora do departamento, afirma que o trabalho de educação não deve se limitar a datas, mas ele deve ser feito sempre. “Há uma preocupação para que as ações não sejam somente na Semana Nacional de Trânsito, mas que possamos, é claro, fazer um trabalho contínuo. E quando o tema é educação, não podemos estabelecer um prazo definido, temos que ter ações contínuas”, diz ela.
Já para o chefe da 30ª Ciretran, Rudimar Czerniaski, que também esteve na reunião, muitas vezes, os jovens, para chamar a atenção, acabam utilizando o carro ou moto de forma indevida. “As pessoas, muitas vezes utilizam o veículo para adquirir um status que não tem como pessoa. É muito mais fácil chamar a atenção de outros jovens fazendo manobras nas vias públicas, colocando uma roda grande e som no carro ou abrir o escapamento da moto do que pela capacidade humana e intelectual”, critica. Menos acidentes De qualquer forma, os levantamentos apontam para a diminuição no número de acidentes no perímetro urbano em Francisco Beltrão, na comparação de fevereiro de 2008 e 2009. A Policia Militar aponta uma queda de 20% nos acidentes dentro da cidade, enquanto que o levantamento do Debetran coloca essa diminuição em 8,7%. Da redação Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário