Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

17 de jul de 2009

O lúdico na Educação de Trânsito

Irene Rios da Silva

Fiz uma pesquisa com 46 adolescentes. Ofereci duas opções de atividades de interpretação de texto, uma com atividades dissertativas e outra com atividades lúdicas (passatempos). O resultado da pesquisa comprovou que 65,21 % dos alunos preferem exercícios lúdicos.

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se continuasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Hoje lúdico é muito mais, é uma ferramenta para a aprendizagem. O lúdico é associado ao sentimento de prazer, do prazer em se fazer, realizar algo, do gostar de fazer, da alegria, do contentamento. Um prazer que está ligado ao interesse do aluno, pois a atividade será aceita ou não por ele se for interessante e estiver adequada ao seu desenvolvimento intelectual.

O jogo e a brincadeira são atividades naturais da criança. É necessário criar propostas educativas sobre estas atividades naturais. Se preferimos atividade lúdicas. Se os adolescentes preferem atividades lúdicas... O que dizer das crianças? É preciso combinar prazer com aprendizagem e tornar a sala de aula um espaço tão agradável quanto o recreio.

A MÚSICA

A música é uma ferramenta lúdica, muito importante para o desenvolvimento do conhecimento. É estimulante, relaxante e educativa. Ela exerce grande influência nas emoções dos seres vivos. Em uma experiência feita com plantas, descrita por Tame (1984), foram expostos gerâneos aos concertos de Brandenburgo e gerãneos sem nenhum som ambiente. Os que estavam expostos à música cresceram mais depressa que os que não tinham nenhum tipo de som. Se a música provoca este efeito nas plantas imagina no homem. Zagury (2004) perguntou a 943 adolescentes como gastam seu tempo livre. Deviam indicar quatro das oito opções sugeridas por ela. Através de sua pesquisa foi constatado que a música é uma das atividades preferidas entre os adolescentes. 72,9% assinalaram a música entre as quatro atividades realizadas no tempo livre.

Temos que aproveitar este interesse dos adolescentes para construir o conhecimento. As letras de músicas são umas excelentes ferramentas de aprendizagem. A partir delas é possível inserir mensagens e desenvolver atividades sobre diversos temas.

Referência:
ZAGURY, Tânia. O adolescente por ele mesmo. 14ª ed. Rio de Janeiro. Record, 2004.

4 comentários:

  1. Oi Irene, boa noite!
    Me chamo Brenna Caroline, sou estudante do 5º bloco do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Estou pretendendo desenvolver meu TCC sobre a utilização dos recursos lúdicos na educação para o trânsito nas séries inicias. Gostei muito do seu blog e acredito que ele será de grande importância para eu obter informações nessa área. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Brenna,
    Fico feliz pela sua pesquisa na área de Educação para o Trânsito. Agradeço seu incentivo ao meu trabalho. Fique à vontade para usar os textos do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene,Boa noite! Me chamo Inês,estou na sua comunidade do orkut... sou professora e instrutora de CFC em MG,trabalho com alunos do 5ºano do ensino fundamental,estou pretendo realizar um projeto de trânsito na escola,mas gostaria q vc pudesse colaborar com seu apoio, caso vc possa me orientar com materiais didáticos ou outras fontes de pesquisa.
    Atenciosamente
    Antecipo agradecimentos. Parabéns pela sua dedicação e seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene,
    quero que saiba que fico emocionada com as suas postagens de educação para o trânsito, adoro seu trabalho, estou sempre lendo e pesquisando suas postagens... eu trabalho na CIRETRAN da minha cidade e gostaria de me especializar na área de educação no trânsito

    ResponderExcluir