Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

5 de jul de 2009

Disciplina de Campanhas Educativas de Trânsito

A oportunidade de ministrar a disciplina de Campanhas Educativas de Trânsito na UNIVALI foi maravilhosa. O retorno dos alunos com relação aos conteúdos abordados durante as aulas foi gratificante. Eles elaboraram e executaram as campanhas planejada por eles durante o desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Fizeram com tamanho entusiasmo que o resultado só podia ter sido esse: SUCESSO! A seguir parte do relatório de uma das equipes sobre a aplicação da campanha.
"Sabemos que a Educação é o alicerce para uma sociedade sólida, com estrutura madura e o fundamento de saída para um trânsito consciente, humano e seguro. É através da educação de base que propomos despertar a necessidade de se estabelecer ações, projetos, campanhas e execução das mesmas relacionadas a educação no trânsito. Cabendo o papel provedor dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, bem como de toda a sociedade. As campanhas educativas de trânsito são um instrumento fundamental que vem sendo utilizada na área de Educação de Trânsito para despertar a conscientização dinâmica e criativa das crianças. E mesmo sendo pequenas campanhas que aparentemente não mostre de imediato um resultado tão aparente e quantificativo, são uma das formas que atualmente tem sido utilizada para poder qualificar as informações de trânsito para as crianças. Ressaltamos que a campanha educativa de trânsito teve sua vivência em ação executada pelo grupo, tendo como objetivo mostrar a conscientização das crianças quanto ao uso do cinto de segurança no banco traseiro. Ação ocorrida no dia três de junho de 2009, às 16:00 horas, no Centro Educacional (...) Fomos recebidos pela direção pedagógica, que nos acompanhou até a sala de aula, turma de 4ª série do ensino fundamental. A equipe se apresentou aos alunos e logo em seguida passamos a realizar a campanha.
(...) Ressaltamos que o trabalho realizado na escola foi grandioso para a equipe, bem como para as crianças que participaram de todas as atividades. Concluímos que apesar das crianças conhecerem e saberem a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro, não sabiam o funcionamento correto do mesmo, como, por exemplo, travar o cinto dando um “CLICK”, tinham também dificuldades para ajustá-lo corretamente. Inclusive algumas crianças citaram que iam repassar para os pais a forma correta de como deveria ser ajustado o cinto. É muito interessante trabalhar com as crianças, isso pode ser certificado por toda equipe, analisamos que elas são o futuro, como dizem, e sim o presente, o hoje, o agora. É através delas que conseguimos mudar a sociedade e a forma de vida, bem como questões culturaiss e de conscientização relacionadas ao trânsito. As crianças são mesmo a forma de mudança de mentalidade e de postura, mesmo que seja construída a médio ou a longo tempo. Concluímos que conseguimos atingir o objetivo que era motivar os alunos a ter interesse de repassar aos pais o uso correto do cinto."

Equipe: Cristiano Gonçalves Rangel, Elizete Volpato Dutra, Maria Aparecida S. Macedo, Roberta Gonçalves Gamba e Valmeci Broering.

Curso: Gestão e Segurança de Trânsito - UNIVALI - Kobrasol - São José - SC Professora: Irene Rios da Silva

4 comentários:

  1. Boa noite Irene!
    Gostaria de parabenizá-la pelo maravilhoso trabalho desenvolvido na área de educação de trânsito, pois nossa sociedade é muito carente de pessoas e trabalhos como os teus e de tua equipe. Sou policial rodoviário federal aposentado, e trabalho nessa área há 29 anos.
    Abraços,
    Hélio Dias

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Hélio,
    Realmente, necessitamos que mais pessoas abracem essa causa. A educação de trânsito precisa ser vista como um tema primordial. Acredito que em breve isso irá acontecer.
    Abraços,
    Irene

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Profª Irene!
    Fico feliz pelo blog! Sabemos que existe uma concreta necessidade de se falar em educação para trânsito, tendo em vista a escassez do assunto. Ficamos gratos em postar o nosso trabalho, e em particular o relatório que foi elaborado - fiquei de certo modo orgulhoso!!! De fato o assunto é grandioso, interessante e precisa mesmo de pessoas como a profª disposta a ousar e crer em mudanças educacionais para o trânsito.
    Um abraço e SUCESSO!!!

    Cristiano Rangel
    Supervisor de CNH - Ciretran de Palhoça

    ResponderExcluir
  4. Pode se orgulhar, Cristiano. Também me sinto orgulhosa por ter contribuído no planejamento desse trabalho. Vocês são ótimos! Continuem assim.
    Abraços!

    ResponderExcluir