Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

30 de jul de 2009

ANDANDO DE ÔNIBUS

Música: O Cravo brigou com a Rosa  

O ônibus é um veiculo 
Para o uso coletivo,
Por isso seja educado,
Paciente e compreensivo. 

Para ser um motorista 
Precisa habilitação, 
Seguir o regulamento, 
Ter sempre muita atenção. 

Respeitar todos os pontos 
De parada obrigatória,
Zelar pela segurança 
Em toda a trajetória. 

Para ser bom passageiro 
É correto e importante 
Conceder o seu assento 
A idosos e a gestantes. 

Pra você subir ou descer 
O ônibus tem que parar. 
Cuidado, não se apresse,
Pois pode se machucar.  

SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, página 112.  

Sugestões de atividades

Língua portuguesa

Conteúdos: interpretação e versificação
1. Vamos ampliar o Vocabulário! Ligue as palavras abaixo com o seu significado, de acordo com o texto.
















2. Você anda de ônibus?  
Resposta Pessoal 

3. Conforme a música “O ônibus”, o que é necessário para ser um bom passageiro de ônibus?  Conceder o assento a idosos e a gestantes, quando for subir ou descer do ônibus, esperar ele parar. (Professor! Questionar o porquê destas atitudes) 

  4. Que outras atitudes deve ter um passageiro de ônibus?
Pessoal (professor! É importante orientar os alunos sobre os riscos de colocar o braço ou a cabeça para fora da janela dos veículos, sobre a necessidade, ao desembarcar do ônibus, de esperar que ele siga em frente para então atravessar a rua). 

 5. O texto que você acabou de ler é um poema. Um poema é organizado em versos e estrofes. Releia alguns versos do poema. 1º verso: “O ônibus é um veículo” 2º verso: “Para o uso coletivo,” 

a) Depois dessa observação, diga quantos versos há no poema.  
Há 20 versos no poema. (Professor! Estimule os alunos a indicar o conceito de verso). 

b) Do 1º ao 4º verso temos uma estrofe, do 5º ao 8º verso temos outra. Baseado nisto, diga quantas estrofes há no poema.  
Há 5 estrofes. (Professor! Estimule os alunos a indicar o conceito de estrofe).

Ética e Cidadania

1. Qual a diferença das duas ilustrações abaixo? Comente.
A)

B)
Resposta pessoal

2. O policial Zeca falou para Diego: “Nunca faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”. Você concorda com esta frase? Por quê?  
Resposta pessoal.

Irene Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário