Cadastre seu e-mail para receber as atualizações deste blog.

incluir retirar

6 de jun de 2009

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

É perfeitamente possível educar para o trânsito por meio da música. Para crianças devemos usar ritmos alegres que envolvam brincadeiras. Uma boa sugestão é a aplicação de paródias, usando músicas folclóricas. Vejam o exemplo a seguir:  

Ande Ciclista

Música: Marcha Soldado.

Ande ciclista,
Atento e devagar,
É pela ciclovia
Que deves pedalar.

Pedalar é um exercício
E um ótimo lazer,
Um meio econômico
De se locomover.

Ande ciclista,
Com determinação,
Sempre respeitando
A sinalização.

Com os pneus sempre cheios,
Espelho retrovisor.
Equipe a bicicleta,
Não seja infrator.  

SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o Trânsito. Ilha Mágica. Florianópolis, 2006.

A partir da letra acima é possível desenvolver diversas atividades interdisciplinares sobre a bicicleta. Entre elas: verificar quantos alunos andam de bicicleta, quantos usam ela como meio de locomoção até a escola. Questionar as crianças sobre a função e os benefícios da bicicleta, sobre os cuidados com a segurança ao transitar de bicicleta. Enfim, basta usar a criatividade.

13 comentários:

  1. parabens irene , visite nosso site , se quiser podemos publicar isso nele www.amigosdotransito.com.br e temos twitter tambem

    ResponderExcluir
  2. voce tem o mp3 dela para colocarmos em nosso site que nao tem fins lucrativos (lógico se vc autorizar)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!
    Tenho em mp3. Autorizo a colocação no site amigosdotransito.com.br é uma satisfação. Para onde devo enviar o artigo?

    ResponderExcluir
  4. nooossa! seu site é muito bom. É um achado! Trabalho na coordenadoria de educação do DETRAN/Pa e temos um programa de formação dos professores como agentes multiplicadores de educação para o trânsito que é trabalhado nos municípios do Pará. E este site vai ajudar muito nas nossas atividades. Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Irene,você está de parabens,sou uma adimiradora sua,já sou cadastrada e recebo no meu email,quero lhe dizer que você é, uma personagem otimista, com grande esperança no seu coração que, tudo pode mudar em relação ao conhecimento de transito,acho muito importante e gratificante, essa sua preocupação com a humanidade presente de uma boa sobrevivencia, ou seja, com a interação do conhecimento de vidas melhores.
    Obrigada por essa oportuidade de conhecimento.Continui com essa perspectiva.

    ResponderExcluir
  6. OI!
    SOU PROFESSORA E ESTOU PREPARANDO O PROJETO DA SEMANA DO TRÂNSITO APRA ESTE ANO.
    GOSTARIA DE SUA AUTORIZAÇÃO PARA COLOCAR AS MÚSICAS NO MEU BLOG "CANTINHO DA ARTE E EDUCAÇÃO" E TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE TENHO COMO CONSEGUIR AS MÚSICAS POSTADAS AQUI EM MP3 PARA QUE EU POSSA TOCAR COM MEUS ALUNOS.
    DESDE JÁ PARABÉNS PELO BELO TRABALHO REALIZADO E AGUARDO RETORNO.
    ATT,
    ANDREZA STUART.
    dezamineirinha@hotmail.com
    deza.educ@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Irene Rios
    parabéns pelos trabalhos desenvolvidos a respeito do trânsito, é de suma importância para todos nós, tenho recebido seus emails, e vejo uma forma legal de estar trabalhando e ao mesmo tempo preparando as crianças no dia-a dia para ficarem atentas no trânsito, pois todos nós somos responsáveis no trânsito, ou como condutores ou pedrestes. Muito Grato. Neison

    ResponderExcluir
  8. parabéns Irene pelo site acabei tirando muitas duvidas.. achei que tu expõe bem o tema...muita coisa interessante por aqui...trabalho na área do transito e estou fazendo um trabalho sobre a educação e o transito adorei teu site...

    ResponderExcluir
  9. PARABENS PELA INICIATIVA. TB SOU EDUCADOR DE TRANSITO E ACHEI O MAXIMO ESTA FORMA BEM CRIATIVA DE PREPARAR OS PEQUENOS PARA UMA DAS PRIMEIRAS ETAPAS PARA ELES QUE É SER CICLISTA. MAIS UMA VEZ O NOSSO PARABENS PELA INICIATIVA. JORGE LUCAS - PROJETO ESCOLA DE TRANSITO

    ResponderExcluir
  10. Irene, adorei o seu site, vc é 1.000, muito criativa. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Meirelles inspetor da Guarda Municipal de Vila Velha/es. acesse o meu video no youtube- um agente melhor que amigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bo esse video, ja assisti varias vezes pq nas aulas de auto escola e palestras a fora sempre estou divulgando. PARABENS INP. MEIRELLES. INSP. MELO

      Excluir
  11. Olá amigos,
    Agradeço o carinho e atenção.
    Meirelles, conheço seu vídeo, estou divulgando e está sendo um sucesso. Você é um exemplo de agente educador. Parabéns! Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. gente eu fiz uma parodia eu queria deixar pra v6 tabom!!
    POR FAVOR
    PARE AGORA SE O SINAL NÃO ABRIR PARE NA HORA!!
    SENHOR MOTORISTA O SINAL TA ABERTO QUENDO TA AMARELO É MELHOR FICAR ESPERTO
    PRESTI ATENÇÃO NO TRANSITO POR FAVOR EVITE ACIDENTES EVITE DOR
    NÃO BEBA NÃO DIRIJA AUCOLIZADO PRESTE MUITO ATENÃO ALGO PODE DAR ERRADO
    fique ligado ao ultrapassar tome cuidado pra NÃO SE ACIDENTAR SEJA UM MOTORISTA CONSIENTE PENSSE NA FAMILIA SEJA PRUDENTE!!!

    ResponderExcluir